Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41961

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Aparecida de Santana-
dc.date.accessioned2021-12-06T14:49:08Z-
dc.date.available2021-12-06T14:49:08Z-
dc.date.issued2017-09-19-
dc.date.submitted2021-12-06-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Aparecida de Santana. Adentrando a matemática sob a ótica de um grupo de idosos. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41961-
dc.description.abstractMuitas pesquisas discutem a matemática agregando a esta um potencial modificador, transformador de vidas através de seus métodos de aplicações, os quais possivelmente potencializam vivências diárias entre aqueles que assim utilizam. Mediante este saber transformador dos métodos matemáticos, que surgiu nossa pergunta de pesquisa a qual se constitui em: quais as principais marcas deixadas pela matemática em um grupo de pessoas idosas? Desta maneira, esta pesquisa foi construída com base na perspectiva de conhecer os aspectos que envolvem o envelhecimento e principalmente entender como um grupo de idosos conseguiram lidar com os conhecimentos matemáticos durante sua vida. Por meio de entrevistas semiestruturadas feitas com um grupo de quatro idosos, procurou-se ter um parecer de como “o método” matemático ensinado na escola foi utilizado e dessa maneira caracterizou a matemática. A matemática pode contribuir de forma efetiva na construção do conhecimento e das habilidades das pessoas que se encontram na terceira idade. Tomando como embasamento tal afirmativa, buscamos através das entrevistas fazer um resgate histórico de conhecimentos matemáticos adquirido no âmbito escolar e como este ficou constituído na prática social de cada um, para tal, também levamos em consideração a formação sociohistórica e cultural de cada idoso-estudante. De cunho qualitativo e com o objetivo geral de analisar algumas marcas deixadas pela matemática com um grupo de pessoas idosas, que utilizamos alguns termos/conceitos da Filosofia da Diferença. O estudo foi realizado no município de Chã Grande, o qual tem atualmente uma população de 2.322 idosos. Após a análise e a transcrição das conversas, relacionamos os trechos que deixaram marcas, nos permitindo conhecer a compreensão do idoso sobre a matemática, possibilitando-nos perceber as diferentes formas como eles lidaram com a matemática durante suas vivências. Seus relatos e os estudos realizados durante esta pesquisa nos propiciaram um novo olhar acerca do envelhecimento, da matemática e da educação. A matemática pode deixar marcas que de fato são levadas a refletir. A vida do idoso mostra que essas marcas podem ser construtivas e nos leva a acreditar que é possível transformar vidas através da matemática.pt_BR
dc.format.extent86p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectDiferença (Filosofia)pt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.titleAdentrando a matemática sob a ótica de um grupo de idosos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1796172482138896pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxMany researches discuss mathematics adding to this a potential modifier, transforming lives through their methods of applications, which possibly potentiate daily experiences among those who use it. Through this transformative knowledge of mathematical methods, our research question emerges, which is: what are the main marks left by mathematics in a group of elderly people? In this way, this research was constructed based on the perspective of knowing the aspects that involve the aging and mainly to understand how a group of old people managed to deal with the mathematical knowledge during his life. Through semi-structured interviews with a group of four elders, sought to have an opinion of how "mathematical method" taught at school was used and thus characterized mathematics. The mathematics can contribute effectively in the construction of the knowledge and skills of the elderly. Based on this assertion, we seek through the interviews to make a historic rescue of mathematical knowledge acquired in schools and how it was constituted in the social practice of each one. To that end, we also take into consideration the sociohistorical and cultural formation of each elderly student. Qualitative and with the general objective of analyzing some marks left by mathematics with a group of elderly people, we use some terms / concepts of Philosophy of Difference. The study was conducted in the city of Chã Grande, which currently has a population of 2,322 elderly. After the analysis and transcription of the conversations, we relate the passages that left marks, allowing us to know the understanding of the elderly on the mathematics, enabling us to perceive the different ways they deal with mathematics during their experiences. His reports and the studies carried out during this research gave us a new look at aging, mathematics and education. Mathematics can leave marks that are actually brought to reflect. The life of the elderly shows that these marks can be constructive and lead us to believe that it is possible to transform lives through mathematics.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Maria Aparecida de Santana.pdf983,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons