Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/419
Título: Diversidade de glomeromycetes e atividade microbiana em solos sob vegetação nativa do Semi-Árido de Pernambuco
Autor(es): Perehouskei Albuquerque, Priscila
Palavras-chave: Caatinga; fungos micorrízicos arbusculares; diversidade; fatores do solo
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Perehouskei Albuquerque, Priscila; Costa Maia, Leonor. Diversidade de glomeromycetes e atividade microbiana em solos sob vegetação nativa do Semi-Árido de Pernambuco. 2008. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Três áreas de caatinga, situadas nos municípios de Caruaru, Serra Talhada e Araripina, em Pernambuco, foram investigadas em relação à ocorrência de fungos micorrízicos arbusculares (FMA). A partir de amostras de solo coletadas em agosto e dezembro/2005 e agosto e outubro/2006, foram identificadas espécies de (FMA) e avaliadas a estrutura da comunidade, a condição micorrízica das plantas, o potencial de infectividade (NMP) e o número de esporos de FMA, além de parâmetros microbiológicos: (carbono da biomassa microbiana - CBM, respiração basal do solo - RBS, quociente metabólico - qCO2 e proteínas do solo relacionadas à glomalina - PSRG). Foram identificadas 29 espécies de FMA, sendo Acaulospora o gênero predominante. A composição e a estrutura da comunidade de FMA diferiram entre as áreas, assim como a colonização micorrízica das raízes, a produção de esporos e o NMP de FMA, influenciados por fatores do solo como textura, alumínio, pH e matéria orgânica. O CBM, a RBS, o qCO2 e a PSRG foram influenciados principalmente por diferenças no teor de matéria orgânica nos solos. Os FMA são importantes componentes do bioma Caatinga. Fatores do solo, juntamente com a condição semi-árida, podem estar relacionados com a distribuição desses fungos no ambiente estudado
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/419
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Biologia de Fungos

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ppa.pdf852,17 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.