Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41886

Comparte esta pagina

Título : Caracterização molecular de Staphylococcus spp. e análise de associação clínica, epidemiológica e mortalidade em bacteremias em hospital terciário de Pernambuco
Autor : ALBUQUERQUE, Cláudia Fernanda Azevedo Braga
Palabras clave : Staphylococcus Spp; Bacteremia; Mortalidade; Características clínicas; PFGE
Fecha de publicación : 20-ago-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : ALBUQUERQUE, Cláudia Fernanda Azevedo Braga. Caracterização molecular de Staphylococcus spp. e análise de associação clínica, epidemiológica e mortalidade em bacteremias em hospital terciário de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : Pesquisas em análise de associação entre características moleculares e desfecho clínico em bacteremias por Staphylococcus spp. têm demonstrado resultados conflitantes. Estudo de corte transversal foi conduzido para avaliar associação entre características clínicas, epidemiológicas, moleculares e mortalidade em bacteremias por espécies deste gênero. Foram analisadas 44 amostras de hemoculturas positivas de pacientes de qualquer faixa etária e sexo internados em hospital terciário de Pernambuco entre janeiro de 2016 e fevereiro de 2017. Os dados clínicos e epidemiológicos foram obtidos por revisão de prontuário médico. A confirmação das espécies foi realizada por espectrometria de massa MALDI-TOF e classificação molecular em grupos por eletroforese em campo pulsátil (Pulsed-Field Gel Electrophoresis - PFGE). Com a técnica de PCR multiplex identificaramse os cassetes cromossomais para presença de genes mecA. A análise da associação entre as variáveis foi realizada através do cálculo da razão de prevalência aplicando o teste exato de Fisher para verificação do nível de significância e considerado p valor ≤ 0,05 com intervalo de confiança de 95%. Entre os óbitos (n=19), houve prevalência no sexo feminino (n=13; 68%), acima de 45 anos (n=14; 74%), dentre os quais 78% usaram cateter venoso central. Houve associação entre os óbitos e o grupo molecular D (37%; p=0,03). Embora razão de prevalência de mortalidade de 2,5 (IC 95% 1,3-4,3; p= 0,01) em portadores de neoplasia, não foi encontrada associação entre esta característica clínica e os diferentes grupos de isolados de Staphylococcus spp. identificados por técnica molecular de PFGE. Embora não tenha sido encontrada associação entre grupos de similaridade molecular avaliadas por PFGE e características clínicas e epidemiológicas, a mortalidade em infecções por Staphylococcus spp. foi significativa entre pacientes portadores de neoplasias e cateter venoso central.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41886
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Medicina Tropical

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Cláudia Fernanda Azevedo Braga Albuquerque.pdf1,8 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons