Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41866

Compartilhe esta página

Título: Indicadores de sustentabilidade empresarial da indústria de confecção no Agreste Pernambucano.
Autor(es): CASTRO, Bruna Rafaela Silva
Palavras-chave: Roupas – Confecção – Pernambuco; Vestuário – Indústria; Externalidades (Economia); Conglomerados (Empresas); Gestão e sustentabilidade
Data do documento: 9-Mai-2018
Citação: CASTRO, Bruna Rafaela Silva. Indicadores de sustentabilidade empresarial da indústria de confecção no Agreste Pernambucano. Caruaru: O Autor, 2018.
Abstract: Diante do cenário de industrialização e crescimento populacional, nota-se a necessidade de estudo de novos paradigmas a fim de melhorar a forma de como o empresariado se posiciona no meio em que está inserido. A sustentabilidade está sendo este novo paradigma e o papel que ela exerce no processo de crescimento econômico vem sendo discutido consecutivamente pela sociedade. O objetivo geral deste trabalho consiste em analisar indicadores de sustentabilidade empresarial da indústria de confecção no Agreste Pernambucano. Para tal, foram identificados indicadores econômicos, sociais e ambientais, dentro da perspectiva do triple bottom line. Utilizou-se como fundamentação teórica para a operacionalização dos indicadores a Matriz de SWOT e o Balanced Scorecard. A justificativa para o estudo relaciona-se ao fato de que a concentração industrial na Região, aumentou a taxa de urbanização e elevou o crescimento econômico, mas aumentou a degradação ambiental e em alguma medida trouxe a redução do bem-estar social. Os dados foram secundários nesta pesquisa e correspondeu a um total de 146 empresas da Região. Verificou-se que os indicadores empresariais que apresentaram maior desempenho estão relacionados às questões puramente financeiras das empresas, ou seja, elementos que estão diretamente ligados aos lucros das firmas. Isto significa que falta ao empresariado em questão preocupar-se não só com elementos relacionados à inovação, comunicação e gestão do ciclo de vida do produto, como fazem, mas também necessitam adotar políticas e ações que levem ao maior engajamento da firma com questões de sustentabilidade, ao mesmo tempo em que gerem externalidades positivas para a comunidade ao redor (ações afirmativas de cunho social) e que possam, dessa forma, atender aos princípios modernos do triple bottom line, tornando-se assim globalmente competitivas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41866
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CASTRO, Bruna Rafaela Silva.pdf1,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons