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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41829

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Título: A internacionalização das instituições de Ensino Superior no Brasil e a ascensão do ensino-mercadoria.
Autor(es): QUEIROZ, Amanda Feitosa de
Palavras-chave: Ensino superior – Brasil; Mercantilismo - Educação (Superior); Educação e globalização
Data do documento: 1-Dez-2017
Citação: QUEIROZ, Amanda Feitosa de. A internacionalização das instituições de Ensino Superior no Brasil e a ascensão do ensino-mercadoria. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Este trabalho propõe uma discussão sobre a internacionalização das instituições de ensino superior no Brasil e a ascensão do “ensino-mercadoria”. O trabalho é basicamente exploratório, e se valeu de técnicas de pesquisa bibliográfica. Nesta pesquisa abordamos alguns aspectos sobre o processo de internacionalização das instituições de ensino superior privado no qual pontuamos algumas políticas de governo que existem atualmente no Brasil voltadas para o ensino superior. Durante o trabalho descrevemos o histórico da internacionalização das instituições de ensino superior no Brasil e expomos também os aspectos da consolidação da face mercantil do ensino superior brasileiro onde mostramos aspectos teóricos que evidenciam que o ensino superior privado pode ser considerado como mercadoria, com isso também buscamos refletir sobre a qualidade do ensino superior no Brasil. No decorrer do trabalho também relatamos que premido pela concorrência intercapitalista, o setor vem se concentrando e internacionalizando, bem como abrindo seu capital para captar recursos no mercado acionário, consolidando assim a sua inserção nos circuitos da financeirização.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41829
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

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