Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41793

Compartilhe esta página

Título: Levantamento de fatores críticos de sucesso para o processo de gerenciamento de estoques no fluxo reverso.
Autor(es): SILVA, Wesley Douglas Oliveira
Palavras-chave: Logística empresarial; Administração de material; Controle de estoque; Controle de estoque - Administração
Data do documento: 21-Set-2016
Citação: SILVA, Wesley Douglas Oliveira. Levantamento de fatores críticos de sucesso para o processo de gerenciamento de estoques no fluxo reverso. / Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: Com a atual concorrência desenfreada e um mercado mais do que nunca com um alto nível de exigência por produtos de alta qualidade e menores preços, as organizações se veem forçadas a buscar formas de se diferenciar das suas concorrentes para que possam dar sustentabilidade ao seu negócio garantindo, assim, vantagem competitiva. Em contrapartida, existe uma demanda da sociedade por ações das organizações que tenham não somente impacto na qualidade do produto e no preço do mesmo, mas também que comportem questões de responsabilidade ambiental e social. Nesse contexto, o interesse sobre o tema Logística Reversa (LR) tem ganhado destaque. Mas, apesar de ser um tema da atualidade e de grande importância, muitas empresas negligenciam sua relevância, executando-a de maneira incorreta ou até mesmo não a realizando. Do ponto de vista da logística reversa, os produtos, independentemente do motivo, podem retornar à organização e, a depender de suas características muitos necessitarão de estocagem. Assim, os estoques, bem como o seu processo de gerenciamento devem ter considerável atenção por diversos motivos, dentre eles, pode-se citar o aspecto de que os estoques mobilizam grande parte dos custos logísticos das organizações e, além disso, tem caráter estratégico, pois, se bem gerenciados podem viabilizar à organização o alcance de vantagem competitiva. Apesar dos processos de gerenciamento de estoques tanto no fluxo direto quanto no reverso apresentarem semelhanças, o reverso tem características próprias que fazem com que se necessite estudá-las de forma particular visando identificar os fatores críticos para o seu sucesso, para que, assim, possa-se melhorar suas operações e as empresas adquiram vantagem competitiva a partir disso. Portanto, realizou-se um estudo sobre o gerenciamento de estoques no fluxo reverso, buscando entender melhor tal processo, a fim de identificar e levantar fatores críticos de sucesso (FCS) para o processo de gerenciamento de estoques oriundos da logística reversa. Este levantamento utilizou de um estudo de caso em uma empresa do ramo de metalurgia e siderurgia. Por fim, os FCS foram analisados e chegou-se à conclusão sobre como eles contribuem neste processo gerenciamento de estoques no fluxo reverso.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41793
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Wesley Douglas Oliveira.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons