Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41783

Share on

Title: Exportação de melões frescos do Nordeste brasileiro para a OCDE: uma análise do índice de vantagem comparativa revelada e do índice de orientação regional.
Authors: LINS, Nicolly
Keywords: Exportação – Brasil, Nordeste; Melão – Exportação; Economia agrícola - Exportação
Issue Date: 29-Aug-2016
Citation: LINS, Nicolly. Exportação de melões frescos do Nordeste brasileiro para a OCDE: uma análise do índice de vantagem comparativa revelada e do índice de orientação regional. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo geral analisar a exportação de Melões Frescos produzidos no Nordeste Brasileiro através do Índice de Vantagem Comparativa Revelada (IVCR) e do Índice de Orientação Regional (IOR), destinados a Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Econômico (OCDE) durante o período de 2005 a 2014, através de uma análise descritiva e de cálculos dos índices. E possui como objetivos específicos, destacar a importância da exportação de frutas na economia brasileira e no desenvolvimento da região Nordeste, assim como analisar a evolução da produção de melões frescos e observar a importância da OCDE como principal importadora da fruta. O trabalho contribuiu para identificar os principais motivos que levaram a redução e também o aumento da produção e exportação deste produto para o bloco em questão. Onde os resultados encontrados permitiram observar que os estados dessa região possuem vantagem comparativa revelada e orientação regional voltada para este bloco econômico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41783
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LINS, Nicolly.pdf961,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons