Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41708

Comparte esta pagina

Título : Estudo de docking molecular e síntese de novos análogos da combretastatina A-4
Autor : SILVA, Wilson Paulo da
Palabras clave : Química Orgânica; Combretastatina A-4; Docking molecular; Teluretos vinílicos
Fecha de publicación : 15-mar-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Wilson Paulo da. Estudo de docking molecular e síntese de novos análogos da combretastatina A-4. 2021. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : A combretastatina A-4 (CA-4) é um composto natural obtido a partir das cascas da árvore africana combretum caffrum e se destacou por apresentar uma elevada atividade antitumoral frente a diferentes linhagens de células tumorais. O modo de ação desse composto, baseado na inibição da polimerização da tubulina e a sua simplicidade estrutural fizeram com que a CA-4 recebesse uma atenção crescente de diversos pesquisadores. O baixo rendimento de extração, 0,0000319% a partir de 77 Kg da casca da árvore africana combretum caffrum, e a sua baixa estabilidade fizeram com que diversos análogos da CA-4 fossem preparados a fim de avaliar as suas possíveis atividades antitumorais. No presente trabalho foi realizado inicialmente um estudo de docking molecular de novos análogos da CA-4 e, dentre estes, foram selecionados os que apresentaram baixas energias de ligação com o sítio ativo da tubulina ou próximo da CA-4 para a síntese, o composto 4b foi o que apresentou a menor energia de ligação com o sítio ativo da tubulina, igual a – 7,68 kcal/mol. A estratégia sintética para a obtenção dos análogos propostos foi baseada na reação de acoplamento cruzado do tipo Suzuki entre um telureto vinílico e ariltrifluoroboratos de potássio contendo diferentes funcionalidades. O telureto vinílico foi sintetizado de maneira estereosseletiva em um rendimento de 80% e foi caracterizado por RMN 1H, 13C e 125Te. Os ariltrifluoroboratos de potássio foram obtidos a partir dos ácidos borônicos correspondentes em rendimentos que variaram de 60% a 71% e caracterizados por RMN 1H, 13C, 11B e 19F. Após a obtenção dos materiais de partida foram sintetizados de maneira estereoespecífica quatro Z-estilbenos análogos da CA-4 em rendimentos que variaram de 50% a 65%. Esses compostos foram caracterizados por RMN 1H e 13C.
Descripción : SILVA, Paulo Henrique Menezes da, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: Menezes , Paulo Henrique
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41708
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Wilson Paulo da Silva.pdf4.76 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons