Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41656
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VASCONCELOS, Alexandre Marcos Lins de | - |
dc.contributor.author | ALENCAR, José Jhonnatas Aires da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-16T22:35:38Z | - |
dc.date.available | 2021-11-16T22:35:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-19 | - |
dc.identifier.citation | ALENCAR, José Jhonnatas Aires da Silva. MASP Heroes: uma abordagem baseada em serious games para o ensino do método de análise e solução de problemas - MASP. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41656 | - |
dc.description.abstract | Instituições públicas e privadas devem preocupar-se com a qualidade de serviço ofertado ao seu público alvo. Para tanto, é necessário que invistam em métodos e técnicas para manter seus processos livres de problemas possíveis, proporcionando a entrega de serviços com qualidade. Porém, relatórios de fiscalização do Tribunal de Contas da União - TCU relatam que há pouca adesão do processo de gerenciamento de problemas nas Instituições Federais de Ensino Superior – IFES impactando assim negativamente, em diversos setores dessas Instituições. É o caso, por exemplo, de equipes de suporte de TI, de como lidar com os problemas, surgindo a necessidade de tratá-los de forma sistemática e eficiente. Segundo diversos autores, o Método de Análise e Solução de Problemas – MASP é amplamente utilizado no combate de problemas, evitando seu reaparecimento. No entanto, sabe-se que a aprendizagem de um método como o MASP pode não ser trivial. Além disso, o conteúdo pode não ser considerado interessante por algumas pessoas. Diante do exposto, este trabalho apresenta uma abordagem fundamentada em serious games, com o desenvolvimento de um jogo digital chamado de “MASP Heroes” no estilo RPG (Role Playing Game) baseado no MASP, para que seja utilizado na capacitação e treinamento de equipes de suporte de TI das IFES, e avaliar se o mesmo contribui para a aprendizagem e motivação da aplicabilidade do MASP em problemas reais enfrentados por essas equipes. Neste contexto, foram realizadas pesquisas na literatura, tanto para adaptação do conteúdo a ser explorado no jogo quanto sobre os recursos e técnicas para o seu desenvolvimento. Atualmente, o jogo encontra-se finalizado, testado e avaliado por meio de um experimento controlado com a participação de técnicos de TI de duas IFES no qual foram aplicados questionários para coletada de dados referentes à aprendizagem, motivação de aplicação do MASP em problemas reais e qualidade do MASP Heroes. A partir da análise de dados foi possível perceber a importância dos serious games como ferramenta de aprendizagem, sendo que o grupo experimental, que teve como forma de tratamento o MASP Heroes, obteve melhor nível de aprendizagem que o grupo controle. Em relação à motivação para aplicação do MASP em problemas reais, o resultado deste estudo indica que apesar do MASP Heroes gerar um certo nível de motivação nos participantes, ao se analisar de forma estatística, a diferença entre os grupos não se mostrou significante, não sendo possível afirmar que o serious game pode, na maioria das vezes, influenciar de forma positiva o nível de motivação. Em relação a sua qualidade, segundo a escala do modelo de avaliação MEEGA+, o jogo obteve a classificação de “bom nível de qualidade”. Finalmente, com este estudo foi possível afirmar que o MASP Heroes pode ser utilizado como meio para ensinar e mostrar a importância de um método como o MASP e em algumas vezes motivar as equipes de técnicos de TI a utilizá-lo em problemas reais nas IFES. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.subject | Serious games | pt_BR |
dc.subject | MASP | pt_BR |
dc.title | MASP Heroes : uma abordagem baseada em serious games para o ensino do método de análise e solução de problemas - MASP | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5151331948741426 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0504332643175649 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Public and private institutions must be concerned with the quality of service offered to their target audience. Therefore, it is necessary that they invest in methods and techniques to keep their processes free from possible problems, providing the delivery of quality services. However, inspection reports from the Federal Court of Accounts - TCU report that there is little adherence of the problem management process in the Federal Institutions of Higher Education - IFES, thus negatively impacting several sectors of these Institutions. This is the case, for example, of IT support teams, of how to deal with problems, and the need to deal with them in a systematic and efficient way arises. According to several authors, the Problem Analysis and Solution Method - MASP is widely used to combat problems, preventing their reappearance. However, it is known that learning a method such as MASP may not be trivial. Also, the content may not be considered interesting by some people. Given the above, this work presents an approach based on serious games, with the development of a digital game called “MASP Heroes” in the RPG (Role Playing Game) style based on MASP, to be used in the qualification and training of teams of IT support from the IFES, and assess whether it contributes to learning and motivating the applicability of MASP in real problems faced by these teams. In this context, researches were carried out in the literature, both to adapt the content to be explored in the game and about the resources and techniques for its development. Currently, the game is finished, tested and evaluated through a controlled experiment with the participation of IT technicians from two IFES in which questionnaires were applied to collect data related to learning, motivation for applying the MASP to real problems and quality of MASP Heroes. From the data analysis, it was possible to perceive the importance of serious games as a learning tool, and the experimental group, which had MASP Heroes as a form of treatment, obtained a better level of learning than the control group. Regarding the motivation to apply MASP to real problems, the result of this study indicates that although MASP Heroes generates a certain level of motivation in the participants, when analyzed statistically, the difference between the groups was not significant, not being It is possible to state that the serious game can, in most cases, positively influence the level of motivation. Regarding its quality, according to the scale of the MEEGA+ evaluation model, the game obtained the classification of “good quality level”. Finally, with this study, it was possible to affirm that MASP Heroes can be used as a means to teach and show the importance of a method like MASP and sometimes motivate IT technical teams to use it in real problems in IFES. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO José Jhonnatas Aires da Silva Alencar.pdf | 7,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons