Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41650

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Ana Maria Costa de Araujo-
dc.contributor.authorSOARES, Mônica de Sá-
dc.date.accessioned2021-11-16T19:11:38Z-
dc.date.available2021-11-16T19:11:38Z-
dc.date.issued2020-08-28-
dc.identifier.citationSOARES, Mônica de Sá. A prática de Análise Linguística nos anos finais do Ensino Fundamental: um trabalho com o gênero resenha crítica cultural. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41650-
dc.description.abstractA prática de sala de aula de muitos docentes de Língua Portuguesa, ainda hoje, se orienta por um viés tradicional, centrado no estudo da gramática normativa e da apreensão de suas regras, distanciando-se, assim, de uma abordagem sociointeracionista, que articule a análise e a reflexão sobre o uso e funcionamento dos elementos linguísticos, em textos e contextos diversos, ou seja, de um trabalho centrado na Análise Linguística (AL). Acreditamos que isso se deva ao desconhecimento de como viabilizar esse tipo de trabalho na lida diária. Supomos que esse seja um dos fatores responsáveis por resultados tão pouco promissores, quando nossos estudantes são avaliados nas suas competências leitora e escritora. Motivados por esse panorama, surge, então nosso questionamento: como a prática de AL pode colaborar, em especial, com o desenvolvimento das habilidades leitora e escritora do aprendiz? Visando encontrar respostas para essa pergunta, estabelecemos como objetivo geral da nossa pesquisa o de investigar quais os resultados efetivos de reflexão sobre o sistema linguístico promovidos pela prática de AL a partir do gênero resenha crítica cultural. Quanto ao procedimento de investigação adotado, realizamos uma pesquisa-ação qualitativa, por meio da análise das produções textuais de alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental da Escola da Rede Pública Estadual Prof.ª Inalda Spinelli. Como fundamentação teórica, buscamos subsídios, principalmente, em Antunes, (2007, 2014), Bakhtin (2003, 2006), Bezerra (2013), Costa Val (2002), Geraldi (1997, 2003, 2009, 2015), Faraco (1999, 2008), Franchi (1988, 1991), Mendonça (2006, 2007), Suassuna (2007, 2012) dentre outros autores que adotam a concepção sociointeracionista da língua e em documentos oficiais. A análise e a interpretação dos dados possibilitaram-nos confirmar a nossa hipótese de que a prática de AL permite que o estudante compreenda as dificuldades em lidar com aspectos linguísticos e, assim, possa desenvolver suas habilidades relativas à oralidade, à leitura e à escrita. Pelos avanços constatados nas reescritas das produções textuais avaliadas, os discentes demonstraram reflexão e entendimento sobre como funcionam os mecanismos linguísticos do gênero selecionado, além de uma mudança de atitude com relação ao seu próprio texto, ao revelar compromisso e tomada de consciência quando das reformulações para aprimorá-lo. Cremos que, a partir do nosso estudo, muitas outras propostas de pesquisa possam surgir, devido à relevância da prática de Análise Linguística para o ensino de língua materna.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAnálise Linguísticapt_BR
dc.subjectResenha Crítica Culturalpt_BR
dc.titleA prática de Análise Linguística nos anos finais do Ensino Fundamental : um trabalho com o gênero resenha crítica culturalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3525067686494764pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9706476458043027pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxLa práctica del aula de muchos docentes de Lengua Portuguesa, todavía hoy, se orienta por un sesgo tradicional, centrado en el estudio de la gramática normativa y de la aprensión de sus reglas, alejándose, así, de un abordaje vista sociointeractivista, que articule el análisis y la reflexión sobre el uso y funcionamiento de los elementos lingüísticos, en textos y contextos diversos, o sea, de un trabajo centrado en el Análisis Lingüístico. Creemos que eso se deba al desconocimiento de cómo viabilizar ese tipo de trabajo diario. Suponemos que ese sea uno de los factores responsables por resultados tan poco promisores, cuando nuestros estudiantes son evaluados en sus competencias lectora y de la escrita. Motivados por ese panorama, surge, entonces nuestro cuestionamiento: ¿cómo la práctica de AL puede colaborar, en especial, con el desarrollo de las habilidades lectora y de la escrita del aprendiz? Visando encontrar respuestas para esa pregunta, establecemos como objetivo general de nuestra pesquisa el de investigar cuales los resultados efectivos de reflexión sobre el sistema lingüístico promovidos por la práctica de Análisis Lingüístico a partir del género reseña crítica cultural. Respecto al procedimiento de investigación adoptado, realizamos una pesquisa-acción cualitativa, mediante el análisis de las producciones textuales de alumnos del 9.º año de la Enseñanza Fundamental de la Escuela de la Red Pública Estadual Prof.ª Inalda Spinelli. Como fundamentación teórica, buscamos subsidios, principalmente, en Antunes, (2007, 2014), Bakhtin (2003, 2006), Bezerra (2013), Costa Val (2002), Geraldi (1997, 2003, 2009, 2015), Faraco (1999, 2008), Franchi (1988, 1991), Mendonça (2006, 2007), Suassuna (2007, 2012) entre otros autores que adoptan la concepción sociointeractivista, de la lengua y en documentos oficiales. El análisis y la interpretación de los datos nos posibilitaron confirmar nuestra hipótesis que la práctica de AL permite que el estudiante comprenda las dificultades en lidiar con aspectos lingüísticos y, de esa forma, pueda desarrollar sus habilidades relativas a la oralidad, a la lectura y a la escrita. Por los avances constatados en las reescritas de las producciones textuales evaluadas, los discentes demostraron reflexión y entendimiento sobre como actúan los mecanismos lingüísticos de género seleccionado, además de un cambio de actitud con relación a su propio texto, al revelar compromiso y toma de conciencia cuando de las reformulaciones para mejorarlo. Creemos que, a partir de nuestro estudio, muchas otras propuestas de la pesquisa puedan surgir, debido a la relevancia de la práctica de Análisis Lingüístico para la enseñanza de lengua materna.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Mônica de Sá Soares.pdf2,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons