Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4164
Título: Criação e desvio de comércio no MERCOSUL : o caso do Brasil
Autor(es): Morais da Cruz Gouveia Júnior, Bartolomeu
Palavras-chave: Importações brasileiras;Mercosul
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Morais da Cruz Gouveia Júnior, Bartolomeu; José de Arroxelas Galvão, Olímpio. Criação e desvio de comércio no MERCOSUL : o caso do Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: O MERCOSUL é um acordo de integração econômico regional assinado entre os países do Cone Sul, acordo este que estabeleceu preferências comerciais, tarifárias e não tarifárias, mútuas entre os países sócios contratantes. O estabelecimento dessas preferências engendra efeitos no fluxo comercial dos países integrantes, efeitos estes amplamente relatados pela literatura teórica e empírica, quais sejam: os efeitos de criação de comércio e desvio de comércio. O intuito deste trabalho foi mensurar os referidos efeitos no fluxo, agregado e desagregado, das importações brasileiras intra, extra-área, e total. A análise agregada das importações brasileiras mostrou-se positiva, criação de comércio. Em particular, as importações brasileiras oriundas de países não integrantes do Mercosul não apresentaram efeito de desvio de comércio, sendo um resultado não esperado, haja vista o surgimento de discriminações aduaneiras contra essas importações. No tocante ao fluxo desagregado das importações brasileiras os resultados, de uma forma geral, também foram positivos. Portanto, concluímos que os resultados obtidos neste trabalho sugerem que o MERCOSUL não desviou comércio
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4164
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5761_1.pdf453,12 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.