Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41638

Compartilhe esta página

Título: Avaliação da eficiência dos perímetros irrigados do vale do rio São Francisco.
Autor(es): LIMA, Edja Tavares de
Palavras-chave: Irrigação - São Francisco, Rio, Vale; Análise de envoltória de dados; Irrigação - Desenvolvimento - Aspectos econômicos; Irrigação - Desenvolvimento - Aspectos sociais; CODEVASF; SUDENE
Data do documento: 24-Fev-2015
Citação: LIMA , Edja Tavares de. Avaliação da eficiência dos perímetros irrigados do Vale do Rio São Francisco. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: Os perímetros de irrigação do rio São Francisco é uma iniciativa de caráter público que visa desenvolver a região do semiárido brasileiro, assim como todas as regiões por onde passa o rio, que tem sua nascente no estado de Minas Gerais passando pela Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Em meados dos anos de 1950 o governo federal juntamente com a CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco) e a SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) resolveu dinamizar a área das secas. Com a implantação dos perímetros de irrigação muitos colonos puderam continuar morando no sertão e passaram a produzir para o seu sustento e também para suprir mercados consumidores. Este trabalho pretende avaliar a eficiência dos perímetros de irrigação do rio São Francisco em unidades específicas para cada polo. O modelo de Análise por Envoltória de Dados DEA foi aplicado nos perímetros mais significativos do vale. As variáveis de input consideradas foram: investimentos feitos até 2009, área familiar e área empresarial. Os outputs foram: VBP familiar temporário, VBP familiar permanente, VBP empresarial temporário, VBP empresarial permanente. Como a análise do trabalho foi feito orientado para inputs a fronteira de produção CCR ou CRS mostrou que dos vinte e quatro distritos avaliados apenas os distritos de irrigação Senador Nilo Coelho, Tourão, Mandacaru, Curaçá, Bebedouro, Desiderio Barreira Sul, Pirapora, Lagoa Grande, Itiúba, Ceraima, Boacica e Betume, mostraram-se eficientes. Os demais distritos apareceram com baixo desempenho.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41638
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Edja Tavares de.pdf350,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons