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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4161
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Eliete Santiago, Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Fernandes da Silva, Everaldo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:20:11Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T17:20:11Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Fernandes da Silva, Everaldo; Eliete Santiago, Maria. Processos aprendentes e ensinantes dos/as artesãos. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4161 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa procurou compreender os processos aprendentes e ensinantes dos/as artesãos/ãs do Alto do Moura, construídos sem a mediação da escola, mediante os contextos e os sonhos mobilizadores, as estratégias, os modos, as formas e a busca de validação social. A dinâmica dessas aprendizagens tem como cenário o Alto do Moura que se evidenciou como campo empírico. Baseamo-nos nos referenciais teóricos da Educação Popular e do Pensamento Complexo, segundo seus respectivos expoentes, Paulo Freire e Edgar Morin, que, em diálogo e subsidiados pelas contribuições de Carlos Rodrigues Brandão, Alder Júlio Calado, Fritjof Capra, Maturana e Varela, produziram lentes interpretativas deste fenômeno educativo-cultural. A metodologia de natureza qualitativa foi desenvolvida a partir das histórias de vida dos/das artesãos/ãs e adotada a entrevista semi estruturada, a observação participante e a análise de documentos como procedimentos para a coleta dos dados, enquanto para a organização e análise dos dados utilizamos da Análise de Conteúdo, com ênfase nos eixos temáticos, na perspectiva de Laurence Bardin (1977). Os resultados obtidos mediante a triangulação entre a vida, os sujeitos e as aprendizagens indicam a simultaneidade das aprendizagens leitoras, artesãs e cidadãs, em um movimento diacrônico e sincrônico, que denota peculiaridades dos processos aprendentes e ensinantes dos ceramistas do Alto do Moura, possibilitando, desse modo, a afirmação de que há uma epistemologia dos saberes populares | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Popular | pt_BR |
dc.subject | Saberes Populares | pt_BR |
dc.subject | Processos Aprendentes-Ensinantes | pt_BR |
dc.subject | Pensamento Complexo | pt_BR |
dc.title | Processos aprendentes e ensinantes dos/as artesãos | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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