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Título : Mercado de produtos orgânicos na Europa : um estudo exploratório de alternativa de investimentos para o agronegócio sustentável brasileiro
Autor : Helena Saraiva de Oliveira, Lúcia
Palabras clave : Mercado; Agronegócio; Desenvolvimento sustentável; Produtos orgânicos
Fecha de publicación : 2003
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Helena Saraiva de Oliveira, Lúcia; Cezar Alves Sampaio, Augusto. Mercado de produtos orgânicos na Europa : um estudo exploratório de alternativa de investimentos para o agronegócio sustentável brasileiro. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumen : Mercado de produtos orgânicos na Europa: um estudo exploratório de alternativa de investimentos para o Agronegócio Sustentável brasileiro. Trata-se de pesquisa exploratória cujo objetivo é identificar características no mercado de produtos orgânicos brasileiros, que revelem a Europa como um mercado interessante para promover o desenvolvimento do agronegócio sustentável do Brasil. Para tanto, evidencia-se a importância do desenvolvimento das atividades compreendidas pelo agronegócio sustentável, no referido país, sendo necessário, preliminarmente, conceituar-se e descrever-se a abrangência dos termos agronegócio e desenvolvimento sustentável, bem como sua inter-relação, com o propósito de caracterizar o sistema orgânico de produção como uma atividade do agronegócio sustentável. Descreve-se o segmento de produtos orgânicos através das variáveis do composto mercadológico, produto, preço, praça (distribuição) e promoção (composto promocional), a fim de identificar-se as ações mercadológicas capazes de promover a troca ou comercialização no mercado de produtos orgânicos. Analisam-se as condições de existência de mercado de produtos orgânicos, na Europa, através das variáveis interesse, acesso e renda. Destacam-se os benefícios oferecidos pelo sistema orgânico de produção, tendo como base a sustentabilidade ambiental, econômica e social, que o tornam atrativo como oportunidade de investimento pelo Brasil. Demonstram-se as vantagens comparativas e competitivas brasileira, frente aos países estrangeiros, principalmente os europeus, que tornam o Brasil apto a exportar produtos orgânicos para satisfação da demanda européia, validando, assim, uma prospecção de mercado que promova o desenvolvimento do agronegócio sustentável brasileiro através da comercialização de seus produtos orgânicos
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4156
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Economia

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