Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41521

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Rezilda Rodrigues-
dc.contributor.authorLIMA, Maria Dirce Gomes de-
dc.date.accessioned2021-11-04T19:25:35Z-
dc.date.available2021-11-04T19:25:35Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.citationLIMA, Maria Dirce Gomes de. Mudança mais significativa e análise apreciativa sobre a política de capacitação e qualificação profissional dos servidores técnico-administrativos da UFRPE. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41521-
dc.description.abstractA Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) tem como um dos seus objetivos estratégicos “estabelecer política de formação contínua dos servidores”. Com base nesse propósito, através de sua Pró-Reitoria de gestão de pessoas (PROGEPE), a UFRPE vem envidando esforços para incrementar a Política de Capacitação e Qualificação de Pessoal (PCQP), alinhada ao seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Para atender a tais demandas, a UFRPE assinou convênio com o Programa de Mestrado em Gestão Pública da Universidade Federal de Pernambuco (MGP/UFPE), nos anos de 2016 (Turma 15) e 2018 (Turma 16). Assim, foi proposto o objetivo desta dissertação, que consiste em realizar uma análise apreciativa na perspectiva de identificar a mudança mais significativa conquistada pelos servidores técnico-administrativos da UFRPE, enquanto egressos do MGP/UFPE, bem como a contribuição institucional e profissional dada à UFRPE. O referencial focaliza Políticas Públicas de Qualificação Profissional (PCQP) que destacam questões de competências e desenvolvimento de pessoas por parte das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Trata-se de um estudo de natureza descritivo-exploratória e qualitativa, que envolveu interlocução com a Coordenação Acadêmica do MGP/UFPE, com a Diretora de Desenvolvimento de Pessoas da PROGEPE e com os egressos das turmas 15 e 16 do MGP/UFPE, integrantes do quadro de servidores da UFRPE. Um protocolo de pesquisa foi elaborado e aplicado com coleta de dados por meio eletrônico e reuniões por videoconferência. Também se fez levantamento documental das dissertações de todos os egressos em destaque. Após a sistematização e análise de todo o material foram obtidos dados que apontam para mudanças significativas, tanto para os egressos, como para a UFRPE. Entre as mudanças mais significativas, do ponto de vista pessoal e profissional, registra-se importantes transformações, o que poderá convergir para um potencial ganho institucional com a contribuição a ser apresentada pelos egressos no retorno às suas atividades enquanto servidores, através do aumento da eficácia e eficiência decorrente da especialização em temas afetos ao desenvolvimento institucional da UFRPE. O foco concentrado em atores primordiais no contexto desse processo de qualificação profissional reflete os benefícios acumulados por ambas as IFES, analisados como estratégia da descoberta do núcleo positivo, com boas perspectivas de aproveitamento das competências ressaltadas, tanto sob a ótica pessoal quanto profissional, enquanto categorias de mudança que emergiram de um estudo que mostra como isto favorece o desenvolvimento institucional da UFRPE.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCapacitação de empregadospt_BR
dc.subjectGestão universitáriapt_BR
dc.subjectMudanças administrativaspt_BR
dc.titleMudança mais significativa e análise apreciativa sobre a política de capacitação e qualificação profissional dos servidores técnico-administrativos da UFRPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6880428694154005pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2590859532640305pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxOne of the strategic objectives of the Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) is “to establish a policy for the continuous training of civil servants”. Based on this purpose, through its Dean of People Management (PROGEPE)/UFRPE has made efforts to increase the Personnel Training and Qualification Policy (PTQP), in line with its Institutional Development- Plan (IDP). To meet these demands, UFRPE signed an agreement with the Master's Program in Public Management at the Universidade Federal de Pernambuco (MGP/UFPE), in 2016 (class 15) and 2018 (class 16). Thus, the objective of this dissertation was proposed, which is to carry out an appreciative analysis in the perspective of identifying the most significant change achieved by the technical-administrative servants of UFRPE, as graduates of the MGP/UFPE, as well as the institutional and professional contribution given to UFRPE. The reference focuses on public policies for professional qualification (PTQP) that highlight issues of competence and development of people by Federal Institutions of Higher Education (FIHE). This is a descriptive-exploratory and qualitative study, which involved dialogue with the Academic Coordination of MGP/UFRPE, with the Director of People Development at PROGEPE and with the graduates of classes 15 and 16, members of the civil service of UFRPE. A research protocol was developed and applied with data collection via electronic means and videoconference meetings. A documentary survey of the dissertations of all highlighted graduates was also carried out. After the systematization and analysis of all the material, data were obtained that point to significant changes, both for the graduates and for the UFRPE. Among the most significant changes, from a personal and professional point of view, there are important transformations, which may converge to a potential institutional gain with the contribution to be made by graduates in returning to their activities as servants, through increased efficiency and efficiency resulting from specialization in themes related to UFRPE's institutional development. The focus concentrated on key actors in the context of this professional qualification process reflects the benefits accumulated by both IFES, analyzed as a strategy for discovering the positive core, with good prospects for taking advantage of the highlighted skills, both from a personal and professional perspective, as categories of change that emerged from a study that shows how this favors the institutional development of UFRPE.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Dirce Gomes de Lima.pdf2,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons