Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41518

Compartilhe esta página

Título: A vontade dos alunos medalhistas da OBMEP do município de Cocal dos Alves - PI
Autor(es): IBIAPINA, Wilter Freitas
Palavras-chave: Educação Básica – Ensino - Aprendizagem; Educação Básica - Matemática; Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas públicas; Escolas públicas – Alunos; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 5-Ago-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: IBIAPINA, Wilter Freitas. A vontade dos alunos medalhistas da OBMEP do município de Cocal dos Alves - PI. 2021. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Esta tese aborda a vontade dos alunos da Educação Básica para aprender Matemática. O estudo foi fundamentado na abordagem vigotskiana, na qual o ser humano, intencionalmente, tem liberdade para praticar qualquer ação, podendo ser orientada pela vontade, que se estabelece como mecanismo de potencialização e de realização de sua condição humana. A pesquisa foi desenvolvida em Cocal dos Alves - PI, uma cidade afastada de Teresina, capital do estado, e que conta com uma população estimada em 6 mil habitantes, cujos alunos estão tendo sucesso na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que é um projeto nacional, criado em 2005 e realizado anualmente. Como pergunta orientadora, a presente tese teve a seguinte: quais são os motivos que favorecem os alunos medalhistas da OBMEP em Cocal dos Alves a quererem aprender Matemática? Assim, a pesquisa procurou analisar, a partir da teoria histórico-cultural, os motivos que despertam a vontade dos alunos medalhistas da OBMEP de Cocal dos Alves para a aprendizagem de Matemática. Para isso, procurou-se identificar as necessidades que manifestavam o interesse e/ou as aspirações desses alunos, bem como se procurou analisar as dificuldades enfrentadas por eles. Houve também a busca por identificar o que possibilitou a tomada de consciência para esses alunos quererem aprender Matemática, além de analisar os backgrounds e foregrounds dos alunos medalhistas por meio da Teoria da Educação Matemática Crítica. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa que incluiu a perspectiva metodológica de um estudo de caso. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista, que foi realizada de forma online com os alunos por meio do aplicativo WhatsApp e com os professores por meio do Google Meet. Dentre as modalidades de entrevista optou-se pela semiestruturada, sendo realizada com 18 alunos e 3 professores de Matemática. Para o tratamento e a análise dos dados colhidos, recorreu-se à análise de conteúdo, mais especificamente a análise temática. A análise indicou que o gosto deles pela Matemática foi importante para que eles quisessem aprender Matemática, mas o papel dos professores, das famílias, da direção da escola e da comunidade se mostrou mais importante. Além disso, pode-se identificar que os alunos querem aprender Matemática para utilizarem no cotidiano, mas o principal motivo que desperta a sua vontade é a possibilidade que eles encontraram na Matemática de atravessar as fronteiras sociais e econômicas que os limitam.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41518
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Wilter Freitas Ibiapina.pdf3,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons