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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41490

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFRANCO, Maria Joselma do Nascimento-
dc.contributor.authorSILVA, Mônica Batista da-
dc.date.accessioned2021-10-29T16:08:15Z-
dc.date.available2021-10-29T16:08:15Z-
dc.date.issued2021-07-07-
dc.identifier.citationSILVA, Mônica Batista da. Tecendo caminhos indiciários da indução profissional de professores iniciantes na cultura organizacional escolar de uma rede pública municipal de educação no Agreste pernambucano. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41490-
dc.description.abstractEsta pesquisa se insere no campo das discussões da formação de professores e toma como objeto de estudo “a indução profissional de professores iniciantes”, explorado a partir da seguinte questão: Quais marcadores de indução profissional dos professores iniciantes subsidiam a fomentação da política de acolhimento, orientação e acompanhamento para o desenvolvimento profissional dos professores na cultura organizacional escolar de uma Rede Municipal de Educação? O objetivo geral é analisar os marcadores de indução profissional dos professores iniciantes, subsidiando a fomentação de apontamentos para a política de acolhimento, orientação e acompanhamento para o desenvolvimento profissional dos professores na cultura organizacional escolar de uma Rede Pública Municipal de Educação. Buscamos atender a este, a partir dos seguintes objetivos específicos: i) Descrever como os professores iniciantes são acolhidos, orientados e acompanhados no início da docência na cultura organizacional escolar da rede; ii) Identificar os marcadores de indução profissional dos professores iniciantes da rede que podem alimentar uma política de acolhimento, orientação e acompanhamento; e iii) Criar condições, a partir dos marcadores de indução, que ressignifiquem o olhar dos formadores para com a fomentação da política de indução com vistas ao desenvolvimento profissional dos professores iniciantes na cultura organizacional escolar da rede. Para dialogarmos acerca dos professores iniciantes fundamentamo-nos em Vaillant e Carlos Marcelo (2012), Nascimento, Flores e Xavier (2019), e Cruz, Farias e Hobold (2020); no que se refere ao entendimento de indução profissional recorremos a Wong (2004), Reis (2015), Príncepe e André (2019), e Nascimento, Flores e Xavier (2019); quanto ao tratamento da cultura organizacional escolar amparamo-nos em Libâneo (2013), Garcia (2008), Nóvoa (1999), e Oliveira (2019). O caminho teórico-metodológico se pautou em uma abordagem qualitativa, segundo Ludke e André (2013). Como lócus da pesquisa tivemos uma Rede Pública de Educação do Agreste Pernambucano. Como participantes contamos com vinte e três professores iniciantes, quatro técnicos formadores e quatro coordenadores pedagógicos. Utilizamos como instrumentos e procedimentos de produção de dados, o questionário a partir de Severino (2007) e o grupo de discussão conforme Weller (2006), articulado posteriormente a sessões de intervenção com a produção do diário reflexivo, enquanto estratégia formativa, de acordo com Zabalza (2007). Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo, conforme Moraes (1999). Como resultados da pesquisa revelam-se a inexistência de uma política de indução profissional na rede. Nesse contexto, foram identificados marcadores de indução que envolve o apoio no início da docência, que demandam a mudança de processos formativos pautados em uma perspectiva verticalizada em direção à horizontalidade, que implica o conhecimento, a dimensão cultural da comunidade e rede de educação, o diálogo, a coletividade e valorização profissional. Por fim, a partir do trabalho com alguns dos marcadores, os formadores ressignificaram seus olhares para com a necessidade de processos de indução no início da docência, como fruto desta ressignificação emergiu a construção de diretrizes para a rede pública municipal de educação e a partir dessas, a produção de planos de trabalho, que apresentam perspectivas para formação continuada docente e por meio dessa mobiliza ações de indução.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino - Orientação profissional - Pernambucopt_BR
dc.subjectProfessores iniciantes - Pernambucopt_BR
dc.subjectCultura organizacional - Pernambucopt_BR
dc.subjectFormação de professores - Pernambucopt_BR
dc.titleTecendo caminhos indiciários da indução profissional de professores iniciantes na cultura organizacional escolar de uma rede pública municipal de educação no Agreste pernambucanopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0530689914755556pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7354094251699882pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis research is part of the field of teacher education discussions and takes as its object of study “the professional induction of beginning teachers”, explored from the following question: Which markers of professional induction of beginning teachers support the fostering of the welcoming policy, guidance and monitoring for the professional development of teachers in the school organizational culture of a Municipal Education Network? The general objective is to analyze the markers of professional induction of beginning teachers, supporting the fomentation of notes for the reception policy, guidance and monitoring for the professional development of teachers in the school organizational culture of a Municipal Public Education Network. We seek to meet this, from the following specific objectives: i) Describe how beginning teachers are welcomed, guided and monitored at the beginning of teaching in the network's school organizational culture; ii) Identify the professional induction markers of the beginning teachers of the network that can feed a welcoming, guidance and monitoring policy; and iii) Create conditions, based on the induction markers, that give a new meaning to the trainers' view towards fostering the induction policy with a view to the professional development of teachers who are new to the school's organizational culture. In order to talk about beginning teachers, we used Vaillant and Carlos Marcelo (2012), Nascimento, Flores and Xavier (2019), and Cruz, Farias and Hobold (2020); with regard to the understanding of professional induction, we resort to Wong (2004), Reis (2015), Príncepe and André (2019), and Nascimento, Flores and Xavier (2019); regarding the treatment of school organizational culture, we rely on Libâneo (2013), Garcia (2008), Nóvoa (1999), and Oliveira (2019). The theoretical-methodological path was based on a qualitative approach, according to Ludke and André (2013). As the locus of the research we had a Public Education Network of Agreste Pernambucano. As participants we have twenty-three beginning teachers, four technical trainers and four pedagogical coordinators. We used as instruments and procedures of data production, the questionnaire from Severino (2007) and the discussion group according to Weller (2006), later articulated to intervention sessions with the production of the reflective diary, as a training strategy, according to Zabalza (2007). The data were analyzed from the perspective of content analysis, according to Moraes (1999). As a result of the research, it is revealed that there is no professional induction policy in the network. In this context, markers of induction involving support at the beginning of teaching were identified, which demand a change in training processes based on a vertical perspective towards horizontality, which implies knowledge, the cultural dimension of the community and the education network, the dialogue, collectivity and professional development. Finally, from the work with some of the markers, the trainers redefined their views towards the need for induction processes at the beginning of teaching, as a result of this redefinition emerged the construction of guidelines for the municipal public education network and from these , the production of work plans, which present perspectives for continuing teacher education and, through this, mobilize induction actions.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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