Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41475

Compartilhe esta página

Título: A Crise da atividade algodoeira na década de 1980 no agreste de Pernambuco e suas repercussões para o município de Surubim.
Autor(es): MEDEIROS, Kellyanne Christina Silva de
Palavras-chave: Algodão – Cultivo; Agricultura familiar – Aspectos econômicos - Pernambuco; Trabalhadores do cultivo do algodão
Data do documento: 3-Out-2013
Citação: MEDEIROS, Kellyanne Christina Silva de. A Crise da atividade algodoeira na década de 1980 no agreste de Pernambuco e suas repercussões para o município de Surubim. Caruaru: O Autor, 2013.
Abstract: O algodão já foi a cultura mais importante do Agreste setentrional de Pernambuco. Muitas famílias obtinham sua renda principal desta atividade, dedicando-se ainda a outras culturas de subsistência, como: feijão, milho, mandioca e criação de gado. A cultura do algodão alcançou o seu auge durante a década de 1970, quando este era conhecido como "Outro Branco". Entretanto, a partir da década de 1980, enfrentou uma crise devido à praga do Bicudo, aproximando-se da extinção. Consequentemente, famílias deixaram de cultivá-lo, abandonaram o campo e migraram para centros urbanos em busca de emprego. O objetivo deste trabalho é analisar os motivos e os impactos desta crise, bem como descrever o processo de retomada do cultivo do algodão no município de Surubim. A metodologia da presente pesquisa está dividida em duas partes. A primeira parte consiste num levantamento bibliográfico. A segunda parte consiste numa pesquisa empírica qualitativa, a partir de dados secundários coletados no IBGE e dados primários coletados através de entrevistas junto a pequenos e médios produtores, empresários e representantes de instituição pública (IPA). Os resultados apontam que a crise sofrida pela atividade trouxe um grande impacto para o setor primário desta mesorregião, cujas repercussões econômicas e sociais são detalhadas neste trabalho. Por fim, a pesquisa aponta que a retomada da geração de novos empregos e renda foi possível devido a diversas atitudes do Governo na direção de suprir as necessidades dos produtores, tais como: busca de parcerias, investimentos em pesquisas de melhoramento da qualidade das sementes, capacitação dos agricultores, e instalação de usinas de beneficiamento do algodão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41475
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEDEIROS, Kellyanne Christina Silva de.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons