Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41469

Compartilhe esta página

Título: Das colinas aos alagados : paisagens e lugares de uma Olinda musical entre grooves e tambores
Autor(es): RIBEIRO, José Helber Siqueira Gomes
Palavras-chave: Geografia; Geografia cultural; Música e Geografia; Paisagem; Sítios históricos - Olinda (PE); Peixinhos (Olinda, PE)
Data do documento: 23-Fev-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: RIBEIRO, José Helber Siqueira Gomes. Das colinas aos alagados: paisagens e lugares de uma Olinda musical entre grooves e tambores. 2021. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: O foco desse trabalho são as geografias da música olindense ampliadas na paisagem cultural do Sítio Histórico da cidade (colinas) e no bairro de Peixinhos (alagados). Tal investigação se pauta na conexão sonora dos grupos musicais – Banda Eddie e Afoxé Alafin Oyó representando as Colinas e o Bloco Afro Cultural Lamento Negro e o Grupo Batuque representado os alagados– analisados a partir da experiência do lugar, das identidades e territorialidades que enredam o fazer artístico desses grupos nessas paisagens musicais de centro–periferia. A abordagem teórico-metodológica da pesquisa se deu na perspectiva da geografia humanista e cultural que envolveu revisão bibliográfica, análise de documentos, pesquisa de campo, entrevistas, participação em shows e análises das músicas que dialogam com o recorte geográfico em questão. O município abriga musicalidades de variados estilos locais (Frevo, Afoxé, Coco, Maracatu, Samba.) e outros mais universais (Rock, Pop, Reggae) na qual muitos são parte da identidade sonora dos grupos envolvidos na pesquisa. Olinda é um município com muitas desigualdades socioterritoriais, embora em decorrência do sítio tombado tem um imaginário que reporta ao patrimônio histórico, além da riqueza arquitetônica há também uma grande expressão de valores musicais. Dentre os espaços olindenses, fora do Sítio Histórico, onde pulsa um importante conjunto de expressões musicais está o bairro de Peixinhos e adjacências. Território com muitos problemas sociais em que o contexto de gênero de vida da maioria de sua população se coloca pelas dificuldades de sobrevivência do seu habitar/viver. Desse modo, a pesquisa foi identificou por meio da paisagem sonora, da experiência do lugar, do cotidiano vivido das pessoas entrevistadas e da identidade territorial dos grupos os significados que ensejam as espacialidades de uma Olinda musical. Também foi constatado que nessa relação socioespacial, relativamente díspar entre as colinas e os alagados, os grupos pesquisados do Sítio Histórico e de Peixinhos não estão necessariamente em oposição, mas sim, interagem e solidarizam constituindo parte do manancial cultural que envolve o município.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41469
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jose Helber Siqueira Gomes Ribeiro.pdf5,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons