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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41442

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Denise Costa-
dc.contributor.authorDOMINGUEZ, Jenny Paz-
dc.date.accessioned2021-10-26T17:23:27Z-
dc.date.available2021-10-26T17:23:27Z-
dc.date.issued2021-08-06-
dc.identifier.citationDOMINGUEZ, Jenny Paz. Benefício da deslocação do mascaramento em crianças e jovens. 2021. Dissertação (Mestrado em Saúde da Comunicação Humana) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41442-
dc.description.abstractNas situações de comunicação cotidianas, o indivíduo está exposto a ruído proveniente de diferentes fontes sonoras. A habilidade de reconhecer a fala em presença de mensagens competitivas é um processo que requer um sistema auditivo íntegro e maduro. Quando a fonte sonora do som competitivo está posicionada à fonte sonora da fala que se deseja ouvir, o reconhecimento da fala se torna mais difícil quando comparada a situação onde a quando as fontes sonoras estão espacialmente separadas. Esse fenômeno é conhecido como Benefício de Deslocação do Mascaramento (Spatial Release from Masking). Pouco se sabe sobre esse fenômeno em crianças. O objetivo desse estudo foi analisar o benefício de deslocação do mascaramento no reconhecimento da fala em crianças e jovens. Participaram 15 crianças, com idades entre 6 e 12 anos (média idade 8,6 anos ± 2,20) e 15 jovens, com idades entre 19 e 24 anos (média idade 20,6 anos ± 2,02), todos com limiares audiométricos iguais ou melhores que 25 dB NA, nas frequências entre 250 a 8000Hz. Para avaliação do Benefício de Deslocação do Mascaramento, foi realizado o teste de reconhecimento de sentenças em Português (sentenças do Hearing In Noise Test (HINT) na versão brasileira), na presença de mensagem competitiva (composta por um texto falado por dois locutores brasileiros do gênero masculino). O teste foi realizado através de um processador de sons (Turker Davis Technology) e fones auditivos de inserção, simulando duas condições de escuta em campo livre: 1) fala alvo e mensagem competitiva apresentados a 0º azimute da cabeça do indivíduo (posição compartilhada), e 2) fala alvo apresentada a 0º azimute e mensagem competitiva apresentada a 45º azimute da cabeça do indivíduo, para a esquerda e direita (posição separada). Foram obtidos três limiares de reconhecimento das sentenças para cada participante, em ambas as condições. Ao final, foi determinada a média desses limiares. Os valores do Benefício de Deslocação do Mascaramento foram calculados através da diferença entre a média dos limiares obtidos na condição compartilhada e separada. Os resultados encontrados demonstram maiores limiares de reconhecimento de fala em presença de mensagem competitiva para o grupo de crianças, quando comparadas ao grupo de jovens, nas duas condições estudadas. O benefício de deslocação do mascaramento foi identificado em ambos os grupos. O valor médio de benefício de deslocação do mascaramento foi significantemente menor nas crianças, quando comparadas aos jovens. Os resultados indicam haver imaturidade na habilidade de reconhecer a fala em ambiente competitivo e no benefício de deslocação de mascaramento em crianças de 6 a 12 anos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAudiçãopt_BR
dc.subjectPercepção da falapt_BR
dc.subjectIntangibilidade da falapt_BR
dc.subjectTestes de discriminação da falapt_BR
dc.subjectRuídopt_BR
dc.titleBenefício da deslocação do mascaramento em crianças e jovenspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coADVÍNCULA, Karina Paes-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9972920572071271pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7248832836352599pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Comunicacao Humanapt_BR
dc.description.abstractxIn everyday communication situations, human beings are exposed to noise coming from different sound sources. The ability to recognize speech in the presence of competitive messages is a process that requires maturation in the early years of life. It is also known that when the sound source of the competitive sound is positioned close to target speech, recognition of the target is a more difficult task. Also, the displacement of the competitive sound sources favors this ability. This phenomenon is known as Spatial Release from Masking. There is still a lack of knowledge about how this benefit out in children. The purpose of the study was to analyze Spatial Release from Masking in speech recognition in children and young adults. The sample consisted of 15 children and fifteen (15) young adults with normal hearing selected randomly by convenience. All participants underwent basic audiological evaluation and cognitive testing to attend the inclusion criteria. Subsequently, we performed the Portuguese sentence recognition test (Hearing In Noise Test in the Brazilian version) in the presence of a competitive message consisting of a text spoken by two male Brazilian speakers. The test was conducted using a sound processor (Turker Davis Technology) and headphones, simulating two listening conditions in free field: 1) target speech and competitive message presented at 0º azimuth from the subject's head (shared position) and 2) target speech presented at 0º azimuth and competitive message presented at 45º azimuth from the subject's head (separate position), taking the three sentence recognition thresholds for each participant in both conditions and their average. The Spatial Release from Masking values were calculated as the difference between the average of the thresholds obtained in the shared condition and the separate condition. For data analysis we used the Student's t test and Pearson's correlation test, finding that in the presence of a competitive message in the separate condition better listening thresholds were obtained when compared to the shared condition in the target speech recognition test, meaning that there was a statistically significant difference in both groups. Given these findings we infer that there is Spatial Release from Masking when the sources are spatially separated relative to the subject's head. Furthermore, we observed that adults have a greater masking benefit (5.27 dB) when compared to the result in children (3.26 dB)pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5004848041883760pt_BR
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