Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41376

Compartilhe esta página

Título: Fatores socioeconômicos relacionados à mortalidade infantil no Nordeste e em Pernambuco nos anos de 1991 e 2000.
Autor(es): ARAGÃO, Ciro Humberto Santos
Palavras-chave: Mortalidade infantil - Brasil, Nordeste; Mortalidade infantil - Aspectos econômicos; Mortalidade infantil - Aspectos sociais; Política pública - Brasil, Nordeste
Data do documento: 9-Dez-2011
Citação: ARAGÃO, Ciro Humberto Santos. Fatores socioeconômicos relacionados à mortalidade infantil no Nordeste e em Pernambuco nos anos de 1991 e 2000. Caruaru: O Autor, 2011.
Abstract: A despeito da redução da Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) em Pernambuco entre 1991 e 2000 reduziu-se cerca de 42,8%, este valor se encontra abaixo dos padrões internacionais, o custo de oportunidade de se ter uma criança viva e em boas condições de saúde quando comparadas a crianças que não conseguem usufruir de uma boa qualidade de vida é alto, pois os gastos com prevenção de doenças são bem menores quando comparados aos gastos com medidas curativas. O objetivo deste estudo é identificar e analisar os fatores socioeconômicos relacionados à mortalidade infantil no Nordeste e em Pernambuco nos anos de 1991 e 2000, entre eles destacam-se o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal e o Índice de Gini. Através do método de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) foram estimados modelos econométricos. Os resultados mostram que o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal é a variável que mais impactou na redução da TMI no Nordeste e em Pernambuco, seguida pelo Índice de Gini. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal nos anos de 1991-2000 tornou-se cada vez mais importante na explicação da problemática da mortalidade infantil, porém o Índice de Gini mostrou-se menos essencial na explicação desta no Nordeste, situação oposta a Pernambuco. Evidencia-se a necessidade através da elaboração de políticas públicas que visem melhorias na educação e na redução da desigualdade social como sendo promotoras na diminuição da taxa de mortalidade infantil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41376
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAGÃO, CIRO HUMBERTO SANTOS.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons