Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41302

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorMELO, Emerson Wanderlei Silva de-
dc.date.accessioned2021-10-08T22:20:52Z-
dc.date.available2021-10-08T22:20:52Z-
dc.date.issued2017-12-12-
dc.date.submitted2021-10-08-
dc.identifier.citationMELO, Emerson Wanderlei Silva de. História da probabilidade e o conhecimento de futuros professores de matemática. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41302-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo discutir de que maneira o contexto histórico pode influenciar nos conceitos e no ensino de Probabilidade na Educação Básica. Dessa forma, apresentamos uma discussão acerca de como foi a evolução histórica de alguns conceitos, que até hoje são utilizados. Foi discutido também o que alguns estudiosos como Fermat, Pascal e o Chevalier de Méré trocavam em suas correspondências e em que influenciaram nas resoluções de alguns problemas que envolviam cálculos probabilísticos. Este trabalho, também mostra diversas crenças que existiam, onde também se acreditava na teoria divina e de que maneira os jogos de azar foram importantes para evolução da probabilidade. Discutimos os resultados de um questionário com alguns estudantes dos períodos finais do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Campus Acadêmico do Agreste – CAA. Queremos saber como os mesmos entendem o conceito de probabilidade e compreender o conhecimento dos estudantes do curso de Matemática-Licenciatura sobre os contextos históricos de probabilidade.pt_BR
dc.format.extent34p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProbabilidadespt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleHistória da probabilidade e o conhecimento de futuros professores de matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2741702998471599pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to discuss how the historical context can influence the concepts and teaching of Probability in Basic Education. Thus, we present a discussion about how was the historical evolution of some concepts, which until today are used. It was also discussed what some scholars like Fermat, Pascal and Chevalier de Méré exchanged in their correspondences and in which they influenced the resolutions of some problems that involved probabilistic calculations. This work also shows several beliefs that existed, where divine theory was also believed, and how gambling was important for probability evolution. We discuss the results of a questionnaire with some students of the final periods of the degree course in Mathematics of the Federal University of Pernambuco - UFPE, Campus Acadêmico do Agreste - CAA. We want to know how they understand the concept of probability and understand the students' knowledge of the Mathematics-Licentiate course on the historical contexts of probability.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELO, Emerson Wanderlei Silva de.pdf962,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons