Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41301
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, José Ivanildo Felisberto de | - |
dc.contributor.author | MARCOLINO, Plínio Rubens de Farias | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-08T21:58:25Z | - |
dc.date.available | 2021-10-08T21:58:25Z | - |
dc.date.issued | 2017-05-02 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-08 | - |
dc.identifier.citation | MARCOLINO, Plínio Rubens de Farias. Aprendizagem significativa na educação estatística: uma análise da compreensão do conceito de média aritmética com estudantes do 1º ano do ensino médio. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41301 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo buscou investigar como o conceito de média aritmética é compreendido, por alunos do primeiro ano do Ensino Médio considerando diferentes invariantes, significados e representações. Buscamos analisar os conhecimentos mais gerais e inclusivos (subsunçores) dos aprendizes sobre o conceito de média aritmética tomando como aporte teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Desse modo, podemos ter clareza de quais são os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema em questão. Participaram dessa pesquisa 180 alunos de três escolas de Gravatá – Pernambuco. Foi solicitado que cada aluno respondesse individualmente a um teste envolvendo cinco questões. Os resultados mostraram um desempenho muito baixo. Observou-se que nenhum dos alunos investigados respondeu corretamente a todas as questões que compõem o instrumento diagnóstico, os alunos apresentaram uma grande dificuldade em questões que envolvem diferentes significados do conceito de média aritmética, a maioria fica preso ao cálculo e não realiza uma análise crítica e reflexiva do que o problema propõe. Finalmente, nossos resultados evidenciam a importância dos invariantes, significados e representações na compreensão do conceito de média aritmética. | pt_BR |
dc.format.extent | 98p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estatística - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aritmética | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem significativa na educação estatística: uma análise da compreensão do conceito de média aritmética com estudantes do 1º ano do ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0232826749479153 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5068777580366565 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study sought to investigate how the concept of arithmetic mean is understood by students of the first year of High School considering different invariants, meanings and representations. We seek to analyze the more general and inclusive knowledge (subsumptions) of the learners about the concept of arithmetic mean. In this way, we can be clear about what the students' previous knowledge about the subject in question. 180 students from three schools in Gravatá - Pernambuco participated in this study. Each student was asked to respond individually to a test involving five questions. The results showed very poor performance. Regarding student performance, it was observed that none of the investigated students answered correctly to all the questions that make up the diagnostic instrument. The students presented a great difficulty in questions that involve different meanings of the concept of arithmetic mean, the majority is attached to the calculation and Does not perform a critical and reflexive analysis of what the problem proposes. Finally, our results highlight the importance of invariants, meanings and representations in understanding the concept of arithmetic mean. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCOLINO, Plínio Rubens de Farias.pdf | 3,59 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons