Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41301

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorMARCOLINO, Plínio Rubens de Farias-
dc.date.accessioned2021-10-08T21:58:25Z-
dc.date.available2021-10-08T21:58:25Z-
dc.date.issued2017-05-02-
dc.date.submitted2021-10-08-
dc.identifier.citationMARCOLINO, Plínio Rubens de Farias. Aprendizagem significativa na educação estatística: uma análise da compreensão do conceito de média aritmética com estudantes do 1º ano do ensino médio. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41301-
dc.description.abstractO presente estudo buscou investigar como o conceito de média aritmética é compreendido, por alunos do primeiro ano do Ensino Médio considerando diferentes invariantes, significados e representações. Buscamos analisar os conhecimentos mais gerais e inclusivos (subsunçores) dos aprendizes sobre o conceito de média aritmética tomando como aporte teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Desse modo, podemos ter clareza de quais são os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema em questão. Participaram dessa pesquisa 180 alunos de três escolas de Gravatá – Pernambuco. Foi solicitado que cada aluno respondesse individualmente a um teste envolvendo cinco questões. Os resultados mostraram um desempenho muito baixo. Observou-se que nenhum dos alunos investigados respondeu corretamente a todas as questões que compõem o instrumento diagnóstico, os alunos apresentaram uma grande dificuldade em questões que envolvem diferentes significados do conceito de média aritmética, a maioria fica preso ao cálculo e não realiza uma análise crítica e reflexiva do que o problema propõe. Finalmente, nossos resultados evidenciam a importância dos invariantes, significados e representações na compreensão do conceito de média aritmética.pt_BR
dc.format.extent98p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstatística - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAritméticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleAprendizagem significativa na educação estatística: uma análise da compreensão do conceito de média aritmética com estudantes do 1º ano do ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0232826749479153pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.description.abstractxThe present study sought to investigate how the concept of arithmetic mean is understood by students of the first year of High School considering different invariants, meanings and representations. We seek to analyze the more general and inclusive knowledge (subsumptions) of the learners about the concept of arithmetic mean. In this way, we can be clear about what the students' previous knowledge about the subject in question. 180 students from three schools in Gravatá - Pernambuco participated in this study. Each student was asked to respond individually to a test involving five questions. The results showed very poor performance. Regarding student performance, it was observed that none of the investigated students answered correctly to all the questions that make up the diagnostic instrument. The students presented a great difficulty in questions that involve different meanings of the concept of arithmetic mean, the majority is attached to the calculation and Does not perform a critical and reflexive analysis of what the problem proposes. Finally, our results highlight the importance of invariants, meanings and representations in understanding the concept of arithmetic mean.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCOLINO, Plínio Rubens de Farias.pdf3,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons