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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4128

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCâmara dos Santos, Marcelo pt_BR
dc.contributor.authorRibeiro Barbosa, Pedropt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:20:02Z-
dc.date.available2014-06-12T17:20:02Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationRibeiro Barbosa, Pedro; Câmara dos Santos, Marcelo. Efeitos de visualização em atividades de comparação de comprimentos de linhas abertas. 2007. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4128-
dc.description.abstractO propósito deste trabalho foi investigar, por meio de uma seqüência de atividades, os eventos de visualização intitulados efeitos visuais a partir de comparações de comprimentos entre pares de linhas abertas. Procurou-se avançar no sentido de uma melhor sistematização das discussões sobre tais fenômenos, inclusive, estabelecendo conexões com elementos teóricos sobre percepção e visualização e, ainda, sobre aspectos epistemológicos, didáticos e cognitivos relacionados à grandeza comprimento. No que tange a este último viés, foi adotado como suporte teórico básico o modelo didático de Douady e Perrin-Glorian (1989), que trata da articulação e diferenciação entre os quadros geométrico, das grandezas e numérico, sendo que as situações exploradas se restringiram à passagem entre os dois primeiros. O experimento foi desenvolvido numa turma de 4.ª série do Ensino Fundamental, na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba. Foi aplicada uma seqüência de atividades numa única sessão no ambiente papel e lápis, contando com a participação de 28 alunos. A análise das produções dos alunos veio confirmar a hipótese principal levantada, qual seja, de que os efeitos visuais ocorrem mesmo que as comparações se efetuem apenas entre pares de linhas abertas. Além do mais, outras modalidades de eventos de visualização foram detectadas. Os resultados sinalizam que os alunos, ao compararem comprimentos entre linhas abertas, evocam conhecimentos influenciados por fenômenos visuais, os quais interferem nas respostas indicadas e que estão delimitados como integrantes da operação cognitiva de visualizaçãopt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinhas abertaspt_BR
dc.subjectEfeitos visuaispt_BR
dc.subjectVisualizaçãopt_BR
dc.subjectA grandeza comprimentopt_BR
dc.subjectComprimento.pt_BR
dc.titleEfeitos de visualização em atividades de comparação de comprimentos de linhas abertaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
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