Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41277
Comparte esta pagina
Título : | O ensino de música nos anos iniciais do ensino fundamental: organização curricular e prática docente com a aprovação da Lei 11.769/2008. |
Autor : | SANTOS, Juliana Soares dos |
Palabras clave : | Música - Estudo e ensino; Teoria musical; Currículos; Prática de ensino |
Fecha de publicación : | 3-dic-2015 |
Citación : | SANTOS, Juliana Soares dos. O ensino de música nos anos iniciais do ensino fundamental: organização curricular e prática docente com a aprovação da Lei 11.769/2008. Caruaru: O Autor, 2015. |
Resumen : | Este trabalho trata de questões referentes à organização e realização do ensino de Música sete anos após a aprovação da Lei 11.769/2008 dentro do contexto de uma escola pública municipal da cidade de Altinho-PE. Tem como objetivo geral compreender a organização do ensino de Música nos anos iniciais do Ensino Fundamental em atendimento às especificidades da Música enquanto linguagem musical. Traz em sua base teórica autores como Figueiredo (2010), Penna (2006), Loureiro (2001, 2004), Correia (2010), tratando sobre questões referentes à Música e seu ensino, além de Vasconcellos (1995, 2009) e Franco (2009) abordando questões referentes ao currículo escolar, planejamento e prática docente. A metodologia é do tipo qualitativa, na qual fizemos uso da observação participante, ambas, baseadas em Minayo (2007); e também se configura como estudo de caso instrumental de acordo com Mazzotti (2006); também tomamos como recursos de coleta de dados o diário de campo baseado em Tezani (2004), a aplicação de questionários e análise documental apoiados em Severino (2007) e, para análise e sistematização dos dados lançamos mão da Análise de Conteúdo embasada em Franco (2008). Como resultados apresentados, temos a Música vista ainda em uma perspectiva de apoio a outras disciplinas, relacionada a apresentações nas festividades da escola, a projetos fora do turno regular, e embora não seja realmente concretizado na prática, temos resultados que apontam um avanço em relação a Musica e sua presença no currículo escolar. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41277 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Juliana Soares dos.pdf | 5,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons