Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41277

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, Juliana Soares dos-
dc.date.accessioned2021-10-07T12:40:52Z-
dc.date.available2021-10-07T12:40:52Z-
dc.date.issued2015-12-03-
dc.date.submitted2021-10-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Juliana Soares dos. O ensino de música nos anos iniciais do ensino fundamental: organização curricular e prática docente com a aprovação da Lei 11.769/2008. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41277-
dc.description.abstractEste trabalho trata de questões referentes à organização e realização do ensino de Música sete anos após a aprovação da Lei 11.769/2008 dentro do contexto de uma escola pública municipal da cidade de Altinho-PE. Tem como objetivo geral compreender a organização do ensino de Música nos anos iniciais do Ensino Fundamental em atendimento às especificidades da Música enquanto linguagem musical. Traz em sua base teórica autores como Figueiredo (2010), Penna (2006), Loureiro (2001, 2004), Correia (2010), tratando sobre questões referentes à Música e seu ensino, além de Vasconcellos (1995, 2009) e Franco (2009) abordando questões referentes ao currículo escolar, planejamento e prática docente. A metodologia é do tipo qualitativa, na qual fizemos uso da observação participante, ambas, baseadas em Minayo (2007); e também se configura como estudo de caso instrumental de acordo com Mazzotti (2006); também tomamos como recursos de coleta de dados o diário de campo baseado em Tezani (2004), a aplicação de questionários e análise documental apoiados em Severino (2007) e, para análise e sistematização dos dados lançamos mão da Análise de Conteúdo embasada em Franco (2008). Como resultados apresentados, temos a Música vista ainda em uma perspectiva de apoio a outras disciplinas, relacionada a apresentações nas festividades da escola, a projetos fora do turno regular, e embora não seja realmente concretizado na prática, temos resultados que apontam um avanço em relação a Musica e sua presença no currículo escolar.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeoria musicalpt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleO ensino de música nos anos iniciais do ensino fundamental: organização curricular e prática docente com a aprovação da Lei 11.769/2008.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4308378Z0&tokenCaptchar=03AGdBq25hBBrP70h7xHBkNJheVF5PrAQc3b_cLoOuNU_pCF2YhTxtBXGDcphTl5Cdd9oLUEqE8pJb9o3f21_AqT_m9L2n1h_SR2LidYBzmt_qDwcqqV6MBes-Qaq7YhLhSfRVX24qJGhvogh-fn3lfXtkMlLRoohPcLWL1qMRbW84WiP6OuqlkvripOWLuTMWQySKvDrfdAgpJfOK0MpkwiKFgktQxFu9kBRZcCkqKOY4I3JzefywWrKVr17g5idEZYcsljon-J67MbKbF8ZUNLCrBHzpDQcFSU0RZ9gOtn1m81DSmg0zcSUbwR_KmBbcunW6NoXHxgHP1vOZzo9p77231ByDav6-QDZCAaTu5dz1HIitINr3ajGD1rgY9ILZ4O4uZK8h0NzLqcWs8B1nJStmJ5Dd-9s6cCInLUkofuNQdzxXK9B4KLfWl_WvrbQ_ruscI6mbhvN15-si-Zl-TcjiZfggjQ9ZDgpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730855H2&tokenCaptchar=03AGdBq27Le5SeDXQ41PsGFzvIhlVaNJkQdnmFbb91R2WnbZvBy8HVp0h4fWDKBevezRcxoWPh77lIkB_fdBFNeAT9sA75Dn_nR0R-ahyj1amnAbqgPwD_PVf9nyi3VVfddEUsTtFuaUjW69o2eaNG3-NOid0zD-VOf4U3qEJp7iaJr78nk3K_rw-X-kyPgQ9Pq49GVPZSiI4-FkA92gzJW6Bh63yGkNlDIO07CQ1UyScTNwMfbifuEAjKYAWwWUI4j3OZvphZ7x8f5550jBUOPIv2W0TyxBoSy1ZJHPc9gpPrnp3bpZQlKZdTPRMS5w_dLcR-cEmst-9QEKsSGTmuEOqw-4r9MSLpKYSSxaVlwg0ka2qSgml1BIzUUzYF-DPENWQTgq2t_7XxNV8FXP8CCcP9oiLN58v41vbgo3No03MmSVWKE-S_7oH862mAuKwVz7kNaoHRkl_ohMs9Stlm0f0gqL8I8BoIZwpt_BR
dc.description.abstractxThis work deals with issues related to the organization and implementation of teaching music seven years after the adoption of Law 11,769 / 2008 within the context of a public school in the city of Altinho-PE. It has the general objective to understand the organization of music education in the early years of elementary school in compliance with the specifics of the music as a musical language. It brings in its theoretical basis authors as Figueiredo (2010), Penna (2006), Loureiro (2001, 2004), Strap (2010), dealing on issues of Music and its teaching, and Vasconcellos (1995, 2009) and Franco ( 2009) addressing issues related to the school curriculum planning and teaching. The methodology is the qualitative type in which we made use of participant observation, both based in Minayo (2007); and also set up as a study instrument case according to Mazzotti (2006); also we take for data collection features the diary based on Tezani (2004), questionnaires and document analysis supported by Severino (2007) and for analysis and systematization of data released Hand grounded Content Analysis in Franco ( 2008). As the results presented have the music still seen in a perspective of support to other disciplines related to presentations on school festivities, to projects outside the regular shift, and although not really implemented in practice we have results that indicate an improvement over the Music and their presence in the school curriculum.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Juliana Soares dos.pdf5,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons