Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41275

Compartilhe esta página

Título: Análise do impacto dos restos a pagar não processados sobre o desempenho das universidades federais brasileiras : o elo entre ranking universitário e medida de eficiência
Autor(es): FEITOSA, Daniel Garret
Palavras-chave: Orçamento; Eficiência (Serviço público); Universidade pública - Brasil
Data do documento: 12-Abr-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FEITOSA, Daniel Garret. Análise do impacto dos restos a pagar não processados sobre o desempenho das universidades federais brasileiras: o elo entre ranking universitário e medida de eficiência. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Este trabalho está dividido em dois artigos. O primeiro analisa o impacto dos restos a pagar não processados sobre o desempenho das Universidades Públicas Federais do Brasil, utilizando como variável dependente, tomando por base um modelo de dados em painel cujas variáveis explicativas foram definidas por índice de execução financeira e índice de inscrição em restos a pagar não processados. Os resultados indicaram que há relações estatisticamente significativas entre as variáveis explicativas e os índices de referências utilizados, RUF e IGC. Alterações percentuais nas variáveis independentes refletiram em alterações nas variáveis dependentes. Essas relações encontradas foram positivas em relação ao índice de execução orçamentária e negativa em relação ao índice de restos a pagar não processados. Observou-se ainda uma maior amplitude das relações no modelo que utilizou o RUF como variável dependente. O segundo artigo propõe a construção de um Ranking de eficiência relativa das instituições, baseado em um modelo de regressão linear aplicado a uma função de produção do tipo Cobb-Douglas. Construiu-se uma métrica, através da diferença da classificação entre o Ranking RUF e o Ranking determinado pelo modelo paramétrico proposto. Essa métrica foi padronizada em escala de 0 a 100, com faixas de intervalos indicativos do desempenho das instituições em termos relativos a eficiência observada pelos dois modelos/critérios de classificação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41275
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Daniel Garrett Feitosa.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons