Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41258
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LAGE, Allene Carvalho | - |
dc.contributor.author | SILVA, Lucielma Josefa da | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-01T19:52:36Z | - |
dc.date.available | 2021-10-01T19:52:36Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-19 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lucielma Josefa da. Educação e relações étnico-raciais: possibilidades na formação de estudantes do curso de pedagogia. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41258 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa compreender como o Centro Acadêmico do Agreste inclui o debate sobre Educação e Relações Étnico-raciais na formação dos estudantes do Curso de Pedagogia, assim como, identificar as principais contribuições que os projetos de extensão abordam sobre essa questão, levantar os projetos de iniciação científica que trazem alguma discussão sobre o tema e mapear os componentes curriculares que discutem a questão da Educação e Relações Étnico-raciais, e a frequência com que são ofertados no Curso. Para a coleta de dados utilizamos como instrumento a documentação e para a análise nos apoiamos no método do caso alargado. O estudo foi realizado na Universidade Federal de Pernambuco (CAA), pelo fato da mesma incluir no Curso de Pedagogia, Projetos de extensão e PIBIC, assim como contemplar, na grade curricular, disciplinas obrigatórias e optativas que abordam a questão da diversidade racial. Como resultados, obtivemos um projeto de extensão universitária que aborda a temática, permitindo, desta forma, ao integrante do projeto, construir seu conhecimento a partir da pesquisa. Entre os PIBIC’s encontrados, que abordam a questão da diversidade racial, os estudantes não só estão aprendendo sobre o tema como também produzem pesquisas relacionadas a ele. Com relação as disciplinas que abordam a temática, percebe-se que os estudantes adquirem uma bagagem teórica consistente sobre o tema. Portanto, o trato com questões raciais possibilita que possamos sair do Curso aptos a realizar um trabalho de valorização e respeito à diversidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 51p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Relações étnicas | pt_BR |
dc.subject | Relações raciais | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.title | Educação e relações étnico-raciais: possibilidades na formação de estudantes do curso de pedagogia. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8703171Y7&tokenCaptchar=03AGdBq25KIObv6xnvJ0wogkEZUK7O3rNARocjc72LG4cseUTiSHoz8NRtBFPVUNct5EKlKan6kAxPnCwrSwrPnf3FIXk70jgpsQmKE32_7W3R3KlKTzCTKj4M7LD0U3Z1rFjhseFeJQfjOBJ6I-w1RuQiA-9KSxqUgRS_vho8I1tffGs56pOYS6dvKnapN8ue1Ts9UOxOq8vZzwDA6kgusd6DEvJYOWLfX89PpqcztP08OZEl7Z9vf4ShyCK9H5bbhqufdckYEvXCaTB8GIw01rWtg1shs0jYsA_k40fkABzRsAEfDAQl3vi5_11J_oGaPAogH5gYZp0isJ-9a07UDZwzUooigUuvVX7gW9HnpQSwrQovzgWw70AmoF9k0sbxAIKO-UpWPPg7VmqKnzeOZ9zuXub8GoS6T0V_x9glwIEe8qXStWClxqwlY3oxHKMINfBLT2ko3u7nHGV8Zhy9cKR9G1r34D5mtw | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709306U7&tokenCaptchar=03AGdBq26zl8cvFCYUUmldZcXFskYhK0KbH3M_Lg821Gtm8KILm69AhWsHUvltqjrlP_6Ya_cYARBEaDOL26sYWDrEcQNacT6MDZJFvEt01OcVAPnPU90Ouhsc0J7wyYq_z8H1zRXvGSn4aZ0G4T2ych420yNS2HoYZsA9ANKL2Z30hRVkXPwL-jT1yCJxUqQPT8SgA7PFRdtdCSY-lAm631DVbJOPUaDwvJKFRwWV6QmiLKYSuBQ7GpJI_X8IL_xgtcQ2tInhPeKJ94woq5c5CqJJJV1F0npT0d_j0daa0O8q11E4jZXPqW5DoKjFdu71iRW7uEN6XecmxTuzEzFqgkfUBnbQNg2rcrLZIe6_l2oF7dkr8TieMgx2okB-nvpg7sbVC32gYRzG16F2Eb24eORQBn5BKdyXJSaw2jUXqv4Nd3EEKM9LoaWdcrHlWDSiAb_3Tt_GVw52vXA5J59A-Wwf0RNTZw-b8w | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to understand how the Agreste Academic Center includes the discussion of Education and Ethnic-Racial Relations in the training of students in Pedagogy Course, and identify the main contributions that the extension projects approach on this issue, raise the projects of scientific initiation that bring some discussion on the subject and map the curricular components that discuss the issue of Education and Ethnic-Racial Relations, and how frequently that are offered in the course. To collect the data we use as instrument the documentation and for the analysis the Method of Enlarged Case. The study was made at the Federal University of Pernambuco (CAA), the fact that it include in Pedagogy Course, projects of extension and research, and behold, in the curriculum, required and elective subjects that address the issue of racial diversity. As results, we obtained a university extension project that addresses the issue, allowing their members to build your knowledge from research. Among the research projects found that address the issue of racial diversity, students are not only learning about the subject, but producing studies about it. Regarding the disciplines that address the issue, it’s clear that students acquire a solid theoretical base on the subject. Therefore, dealing with racial issues enables us to leave the University able to carry out appreciation of work and respect for diversity. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Lucielma Josefa da.pdf | 590,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons