Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41253

Comparte esta pagina

Título : Interferômetro e sensor multibanda baseados na curva fractal de Hilbert
Autor : SILVA, Crislane Priscila do Nacimento
Palabras clave : Engenharia Elétrica; Dispositivos de micro-ondas; Fractal de Hilbert; Miniaturização; Detecção de Frequência; Sensor multibanda; Caracterização dielétrica
Fecha de publicación : 17-dic-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Crislane Priscila do Nascimento. Interferômetro e sensor multibanda baseados na curva fractal de Hilbert. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : A geometria fractal vem sendo amplamente estudada e aplicada nos projetos de dispositivos planares de micro-ondas. Devido as suas propriedades de autossemelhança e autopreenchimento, elas são aplicadas no projeto de filtros, de superfícies seletivas em frequências, de antenas, etc, principalmente para se obter a miniaturização de suas estruturas e melhora de suas respostas em frequência. Nesse sentido, esta Tese propõe usar a curva fractal de Hilbert para miniaturização de dois dispositivos de micro-ondas. O primeiro é um interferômetro planar reconfigurável em que a linha de atraso é baseada na segunda interação da curva fractal de Hilbert. Diodos PINs são usados para chavear entre os estados ou linhas de atrasos. A reconfiguração da curva fractal de Hilbert aliada ao conceito da fractalidade, possibilita o projeto de interferômetros mais compactos. Resultados de simulação e medição são aqui apresentados para um interferômetro de 3 bits que opera entre 2,7 a 4,5 GHz. O segundo dispositivo consiste em um sensor multibanda fractal utilizando a quarta iteração da curva fractal de Hilbert que é utilizada para se obter um ressoador compacto. No projeto, os resultados de simulação e medição são apresentados e eles estão em boa concordância. O sensor apresenta cincos frequências de ressonâncias: 0,59, 1,73, 2,84, 3,88 e 4,92 GHz. Curvas de calibração foram levantadas com substratos de permissividades conhecidas e elas tiverem alto grau linear. Os resultados mostram que é possível utilizar o sensor para caracterizar permissividade real de substratos com baixas perdas em cinco frequências diferentes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41253
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Engenharia Elétrica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Crislane Priscila do Nascimento Silva.pdf3,09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons