Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41228

Compartilhe esta página

Título: O lúdico como ferramenta de motivação nas aulas de matemática.
Autor(es): LIMA, Cléber Fernando Silva e
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Jogos no ensino de matemática; Motivação na educação; Arte; Teatro; Música
Data do documento: 15-Dez-2017
Citação: LIMA, Cléber Fernando Silva e. O lúdico como ferramenta de motivação nas aulas de matemática. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Os parâmetros para a educação básica do estado de Pernambuco (PC/PE) mencionam a necessidade de ampliar a dimensão lúdica no ambiente escolar, apresentando o lúdico como uma ferramenta de motivação para o aluno nas aulas de matemática e como um forte aliado no ensino e a aprendizagem da matemática. Dessa forma elaboramos, fundamentados em autores como Malba Tahan, Jonofon Sérates, Saulo Boni, sete ferramentas lúdicas distintas que foram apresentadas em uma formação para um grupo de 30 mediadores de matemática do Programa Novo Mais Educação (PNME) do município de Gravatá –PE,com o objetivo de investigar como o lúdico pode influenciar o ensino e aprendizagem de Matemática e a motivação dos professores e alunos para o trabalho de conteúdos matemáticos. Esses mediadores tiveram contato com as formas lúdicas aqui trabalhadas e em seguida foram convidados a reproduzi-las e/ou adaptá-las em suas turmas do Programa. Posteriormente a essa reprodução ou mediadores preencheram um questionário que pretendia revelar pontos positivos e negativos daquela prática, como havia sido sua aceitação pelos mediadores durante a formação e como aconteceu a participação dos alunos durante a atividade. Além desse primeiro questionário elaboramos outros dois que foram aplicados com dois mediadores que receberam a nossa visita e intervenção nas suas turmas do PNME para a aplicação de uma ferramenta lúdica e outro direcionado aos alunos dessas turmas. A partir desses questionários observamos opiniões de todos os atores envolvidos na nossa proposta de prática metodológica e pudemos constatar no decorrer do trabalho, a contribuição dessa prática pedagógica ao professor de matemática, aqui tratado como mediador, no seu planejamento e na elaboração de suas aulas. Assim, consideramos que nosso trabalho com formas lúdicas motivou professores e alunos a participarem das atividades e explorarem os conteúdos matemáticos existentes nelas e ainda serviu como incentivo para que esses profissionais elaborassem novas formas de levar o lúdico para suas aulas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41228
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Cleber Fernando Silva e.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons