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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41219

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Título: Validação de tecnologia educativa para comunicação entre profissionais da saúde e a criança com câncer sobre o diagnóstico e o processo de tratamento
Autor(es): Lima, Tatiany Lisiére Brandão Künzler
Palavras-chave: Validação; Tecnologia educativa; Educação em saúde; Criança; Câncer
Data do documento: 18-Jun-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Lima, Tatiany Lisiére Brandão Künzler. Validação de tecnologia educativa para comunicação entre profissionais da saúde e a criança com câncer sobre o diagnóstico e o processo de tratamento. 2021. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: O diagnóstico do câncer marca o início de uma trajetória de constantes desafios para crianças e suas famílias por se tratar de uma doença potencialmente fatal. Devido à complexidade e ao impacto das repercussões do câncer infantojuvenil, o cuidar ganha nova dimensão quando o profissional de saúde passa a considerar a comunicação com a criança desde o momento do diagnóstico como uma ferramenta potencial para minimizar o sofrimento e favorecer a oferta do cuidado integral, holístico e humanizado. Diante das diversas estratégias possíveis que permitem comunicar o diagnóstico e o processo de tratamento à criança, faz-se imprescindível contemplar as individualidades, diferenças culturais e considerar características de linguagem e comunicação pertinentes à compreensão e ao nível desenvolvimento cognitivo da criança para oferecer uma melhor qualidade de vida e favorecer sua adaptação e enfrentamento da doença. Assim, este estudo tem o objetivo de validar a tecnologia educativa Flor da Raiz Vermelha para a comunicação com a criança do diagnóstico e do processo de tratamento do câncer infantil. Trata-se de um estudo metodológico com análise dos dados quantitativos e qualitativos, do tipo estudo de validação de tecnologia educativa quanto ao seu conteúdo e aparência. Participaram 27 juízes especialistas em oncologia pediátrica e/ou comunicação de más-notícias, profissionais da saúde convidados por conveniência. Os dados do questionário foram analisados por meio do Índice de Validação de Conteúdo (IVC) com ponto de corte de 80% quanto aos domínios Objetivos, Relevância, Conteúdo, Linguagem, Ilustrações, Layout, Motivação e Material de apoio. A tecnologia alcançou um Índice de Concordância Geral de 94%, demonstrando sua adequação como tecnologia educacional para comunicação do diagnóstico e do processo de tratamento para crianças com câncer. Os dados qualitativos provenientes da avaliação foram agrupados quanto aos domínios e discutidos de forma articulada com a literatura pertinente na área, tornando possível identificar tanto suas limitações quanto sugestões visando ao seu aperfeiçoamento e adequação. Foi apontada a necessidade de ampliar o conteúdo com aspectos da sintomatologia da doença, efeitos colaterais do tratamento, contemplar aspectos sobre higiene, biossegurança e controle de infecções, bem como destacar personagens da rede de apoio. Foram sugeridas, ainda, modificações na história quanto à padronização da temática e a ampliação do conteúdo sobre a comunicação com a criança no material de apoio. Os resultados encontrados contribuem para o avanço do conhecimento sobre a comunicação de notícias difíceis com crianças em tratamento oncológico e revelam que a tecnologia educativa Flor da Raiz Vermelha é um potencial instrumento mediador entre profissionais e crianças durante o processo de comunicação sobre o diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil. Cabe ressaltar que o alcance dos resultados requer do profissional, enquanto mediador, adotar postura sensível e empática, mas, sobretudo, estar mobilizado no sentido de adotar atitudes de valorização e respeito para com a criança como sujeito em seu processo de sofrimento e cuidado com a saúde.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41219
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente

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