Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41186

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALENCAR, Maria Fernanda dos Santos-
dc.contributor.authorSANTOS, Layanne de Souza-
dc.date.accessioned2021-09-27T16:22:13Z-
dc.date.available2021-09-27T16:22:13Z-
dc.date.issued2017-02-07-
dc.date.submitted2021-09-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Layanne de Souza. Relações entre a formação inicial de professores do curso de Pedagogia CAA/UFPE e o exercício da docência no contexto da sala de aula: aproximações e distanciamentos. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41186-
dc.description.abstractO presente estudo discute a formação inicial de professores e a sua relação com o exercício da docência. Assim, busca compreender de que forma o curso de Pedagogia da UFPE-CAA, como formação inicial, contribui para a formação e atuação do professor no exercício da docência. Desta forma, trata, especificamente, das relações de aproximação e distanciamento entre a formação inicial e o exercício da docência no contexto da sala de aula dos estudantes que desenvolvem a docência e a formação inicial concomitantemente. O estudo tem como lócus de Pesquisa o Curso de Pedagogia da UFPE-CAA; e como sujeitos os estudantes que desenvolvem a docência concomitante à formação inicial. No intuito de compreender como se dão essas relações, apresentamos como objetivo da pesquisa: Compreender como o curso de Pedagogia, enquanto formação inicial contribui para o desenvolvimento da docência do (a) professor (a) em sala de aula. Como aporte teórico do nosso estudo, apresentamos os seguintes autores:Veiga (2002; 2008); Pimenta (2005;2006); Alves (1998); Lima (2008); Tardif (2001- 2008); Paulo Freire(1997). A metodologia do trabalho segue numa perspectiva qualitativa em Deslandes (1994), para a coleta de dados utilizou-se o questionário Severino (2007); a Análise de dados esta ancorada em Franco (2008). Inicialmente, o estudo nos traz como possíveis considerações sobre as relações apresentadas pelos sujeitos que envolvem as áreas de Formação Práticas Educativas e Gestão, assim como de alguns componentes curriculares. Já sobre os distanciamentos são apontados através do não aparecimento da área de formação Movimentos Sociais e de algumas temáticas elencadas pelos sujeitos.pt_BR
dc.format.extent68p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEstudantes de pedagogiapt_BR
dc.titleRelações entre a formação inicial de professores do curso de Pedagogia CAA/UFPE e o exercício da docência no contexto da sala de aula: aproximações e distanciamentos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8139262E2&tokenCaptchar=03AGdBq27TAZFP83bQGYZeNZHftlRwVr7_2HOWuaIeGjUMLd1kY_vFBgbF4dVz7JslAA3mHXoZPLjLQrb86R148XSBDCLekij6mYYbbGa64u1C3g8hd-gz8g-P2oBBg2E5u3Rny1cFr0dOEOEcj-GCW2a6hqy9ZSXNw2Fp-M8uK1EQDPyMEAGNMc_7gEBztfHwOq5HpzhmXPBuD53z6rHA0FAe2-7WE_lT07X4Ox_XPJokRdWGIpTN70UY7o7n2gMFTpc9zLnVtqr5BujVViXJSaXAHu5xRRADT7wmm36ar_6fkn3nwSA7s0Vsw6jb8HuHaqFMGNHA5Uzcqr2RxMDRzP3bDwrBVKdri9W7VIyBJxelPVirQSgj_I6JKDOMQaA4tD3uWZgY6Ge5CaTORnNZl4RYZ3wQ1DoDP7ZyiTz6oujlNsfEcHFqsS--ajzxoPNSHjfE5vKZ3gk2y65W5ZBu91wTkHV6PG14Fwpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4282335P4&tokenCaptchar=03AGdBq27hUltGoG5JyM66e4HiW_6-FK23Q_pdFojS5Z2UZ7p2eUQQxBhgstowBrb6pwSXqQsEeRTVlzVS7kuz98x5jDNmR3CWMK1Ph_v0hvLZN3t9OKJa6mfmWvk21_nxM6LRAQhDONl9aZxvXkm8vQgbQyJP_jR7otdEiGbkCWFyfwGFURSAKN8dj9qd42mbvLpyB-fXDM9lM-7VKDLwn7Ho2cqaGIQUpEzzMkeA6iCln5Spz09y933001qz-GhiJ1k6A8Sj74F3uxyDcqAanmt9jHRhHmjLpN_yxGi-BWQePN5DFM7s52CKRyCyay4JLENyS7wp5BsMK13H9UJVXx36X6_uezqVX2C5B1r1BO_sLIK7WoPQ9hTy1iC5_QzFNLY7rLLhzIEAPeDNihhnlsLt1H0bOR7PN1LAhPi4oTLP1LjaDTioFGojjA240h-MEoyYzEFrCOo-dn2CNfYDJHFxmZslVpx96Apt_BR
dc.description.abstractxThe present study discusses the initial formation of teachers and their relation with the exercise of teaching. So, it seeks to understand how the UFPE-CAA Pedagogy course, as initial training, contributes to the formation and performance of the teacher in the exercise of teaching. In this way, it deals specifically with the relations of approximation and distance between the initial formation and the exercise of teaching in the context of the classroom of students who develop teaching and initial training concomitantly. The study has as a locus of research the Course of Pedagogy of the UFPE-CAA; And as subjects the students who develop the teaching concomitant to the initial formation. To understand how they happens this relationships, we present as a research objective: To understand how the Pedagogy course, as an initial formation, contributes to the development of the teaching of the teacher in the classroom. As a theoretical contribution of our study, we present the following authors: Veiga (2002; 2008); Pimenta (2005, 2006); Alves (1998); Lima (2008); Tardif (2001-2008); Paulo Freire (1997). The methodology of the work follows a qualitative perspective in Deslandes (1994), for the data collection was used the questionnaire Severino (2007); Data analysis is anchored in Franco (2008). Initially, the study brings us as possible considerations, about the relations presented by the subjects that involve the areas of Educational Practices and Management Training, as well as some curricular components. Already on the distances are pointed out through the non appearance of the Social Movements training area and of some themes listed by the subjects.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationPedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Layanne de Souza.pdf907,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons