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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41167

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Título: Os reflexos dos discursos socioculturais sobre a disciplina de matemática.
Autor(es): COSTA, Luana Rafaela da Silva
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Análise do discurso; Diferença (Filosofia)
Data do documento: 11-Jul-2017
Citação: COSTA, Luana Rafaela da Silva. Os reflexos dos discursos socioculturais sobre a disciplina de matemática. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Mesmo diante das inúmeras discussões e contribuições de pesquisadores e interessados visando o avanço no ensino da disciplina de Matemática em sala de aula, os resultados sobre a aprendizagem ainda ficam a desejar. A disciplina continua carregando consigo uma ordem discursiva de dificuldade e restrição. Considerada uma disciplina para grupos restritos, denominando esses sujeitos como mais inteligentes e classificada como grande vilã para os demais. Esses discursos são clássicos, apresentam-se de forma persistente e dominante, perpassam espaços e tempos. O interesse pela pesquisa começou a delinear-se sobre a inquietação por essas “verdades” estabelecidas e reverberadas sem questionamentos. Desta forma, o presente trabalho tem como foco analisar as influências discursivas socioculturais clássicas que circulam de forma recorrente refletida na aprendizagem de Matemática, principalmente no que diz respeito à dificuldade de aprendizagem. Nossos estudos procuraram resgatar um panorama amplo de investigação a partir de recortes históricos do desenvolvimento do pensamento matemático. Verificando em que perspectivas esse discurso é construído, numa tentativa de perceber os procedimentos de exclusão, controle e coerção desses. Analisando também a possibilidade da influência desses discursos sobre a percepção dos alunos diante da disciplina. Baseando-se em Michel Foucault para analisarmos os discursos, além de outros autores, por meio desses, buscando dialogar com suas concepções, e sob algumas abordagens da Filosofia da Diferença, investigando a constituição do sujeito para tentarmos não apenas com o intuito de explicar os porquês, mas investigar as possíveis subjetivações que os discursos estabelecem quando se dispersam, reproduzindo seus efeitos de verdade por trás dessas dificuldades apresentadas. A pesquisa foi realizada a partir de um questionário aplicado a 104 alunos do 3º ano do ensino médio de uma Escola de Referência semi-integral, localizada na Mata Sul de Pernambuco. Ressaltamos que não faz parte do nosso objetivo questionar a validade dos enunciados, nem substituir por outras mais convincentes, buscamos apenas compreender como se estabelecem as relações que causam efeitos nos sujeitos, sendo essa uma forma de enxergarmos sua constituição de forma menos ingênua.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41167
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