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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41137
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Title: | Resistência à aprendizagem da matemática: algumas reflexões. |
Authors: | TAVARES, Thamyres Lemos |
Keywords: | Matemática - Estudo e ensino; Resistência (Psicanálise); Distúrbios da aprendizagem |
Issue Date: | 12-Jan-2016 |
Citation: | TAVARES, Thamyres Lemos. Resistência à aprendizagem da matemática: algumas reflexões. Caruaru: O Autor, 2016. |
Abstract: | Este trabalho se refere a um estudo sobre resistência à aprendizagem Matemática, pretendendo construir algumas reflexões que possam esclarecer melhor o porquê da objeção a esta disciplina. A pesquisa foi realizada em três turmas do 3º ano do Nível Médio de uma Instituição da Rede Pública (uma Escola de Referência), situada em um Município do Agreste Pernambucano. Para a realização da mesma, aplicamos um questionário em 73 alunos e um professor. Em relação aos alunos, buscamos conhecer a cerca das dificuldades porventura vivenciadas. As temáticas investigadas foram, basicamente, as dificuldades em lidar com a Matemática, a desmotivação, a falta de relação da disciplina com o cotidiano, a maneira como percebem como os conteúdos lhes são ensinados e possíveis experiências que tiveram. Outro aspecto analisado foi em relação ao professor desses alunos. Desejávamos saber sobre como este encarava uma possível recusa de alguns alunos à aprendizagem da Matemática. A partir dos dados coletados, percebemos que a maior parte dos alunos apontou que a possível causa que acarretaria um sentimento de resistência à aprendizagem Matemática estaria na complexidade da própria disciplina. Neste sentido, consideraram que ela exigiria deles um maior esforço para compreendê-la, afirmando que para existir uma melhor aprendizagem, se faz necessário um maior esforço, tanto de si mesmo, quanto do professor. Comprovamos também a resistência à aprendizagem Matemática quando os alunos mencionaram uma frequência maior de situações com indícios negativos relacionados à disciplina. Desta forma, percebemos que apesar de demonstrarem ter ciência da importância da disciplina, ainda há uma preocupação que, de algum modo, afeta negativamente a sua aprendizagem. Eles consideraram que, diante das dificuldades, procuram inicialmente o professor e, em segundo lugar, os seus colegas. Diante disso, é possível que não encarem o seu professor como mais um empecilho. Declararam, ainda, que os professores poderiam intervir nas dificuldades, fornecendo mais explicações e buscando modos diferentes de abordar os assuntos, utilizando, por exemplo, recursos diferentes dos tradicionais, mobilizando, assim, mais interesse por parte do alunado. Em relação ao professor, este é formado na área e atua nela há dez anos. Demonstrou ser bastante engajado em seu trabalho, fazendo uso de recursos que vão além dos meramente tradicionais, com vistas a promover o interesse do seu alunado. Ele também se mostrou disponível a reverter às dificuldades existentes em seus alunos em relação à disciplina. No questionário, destacou dois aspectos importantes que possuem forte influência na resistência à aprendizagem Matemática: a não compreensão dos alunos e a falta de motivação dos mesmos. Por fim, é possível perceber que há uma boa interação entre o professor e seus alunos. Embora tenhamos comprovado a existência da resistência à aprendizagem, ambos os lados buscam caminhos para lidar com a mesma, apesar dos empecilhos encontrados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41137 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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