Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41132

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos-
dc.contributor.authorSILVA, Luana Letícia da-
dc.date.accessioned2021-09-09T01:00:22Z-
dc.date.available2021-09-09T01:00:22Z-
dc.date.issued2016-12-21-
dc.date.submitted2021-09-08-
dc.identifier.citationSILVA, Luana Letícia da. Condições e restrições na construção de vídeoaulas: um estudo de caso com licenciandos em matemática do Centro Acadêmico do Agreste. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41132-
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa objetivou investigar as restrições e condições na construção de vídeoaulas na disciplina de Laboratório de Matemática do curso de Licenciatura em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Como suporte teórico para a pesquisa, utilizamos a Teoria Antropológica do Didático - TAD além de outras referências que tratam sobre o uso de tecnologias na sala de aula. Para tal pesquisa, realizamos uma oficina intitulada por Mídias digitais e Vídeoaulas: Construindo ferramentas de apoio didático no ensino de Matemática, cujo número de participantes foi igual a cinco. Foram realizados nove encontros consecutivos nas aulas da disciplina eletiva Laboratório de Matemática, nos quais os participantes construíram vídeoaulas de Matemática com uso de algumas mídias digitais e registraram algumas atividades nestes encontros. Diante das aulas construídas pelos participantes da pesquisa e as atividades desenvolvidas pôde-se verificar que todos possuíam familiaridade com o tema vídeoaulas enquanto espectadores e utilizavam o site de compartilhamento de vídeos YouTube para assistir vídeoaulas. No processo de construção demonstraram restrição referente ao uso das ferramentas tecnológicas e como condição verificamos que as vídeoaulas foram baseadas em atividades dos livros didáticos.pt_BR
dc.format.extent90p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectYoutube (Recurso eletrônico)pt_BR
dc.titleCondições e restrições na construção de vídeoaulas: um estudo de caso com licenciandos em matemática do Centro Acadêmico do Agreste.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8185324J6&tokenCaptchar=03AGdBq25rdZXjZNVIrQL394V7nhByHEwOwLzyLm0M-SvOEbzh0aHfRH4epNQncRpD7jyyHx3cnh8oWAOWuAqudddCsS3zyaZM1gwIwSYDVEGPRqfjMFlamCbnAC7cq-GX03_Unzc-osTc9QRwi_M-wabRmSWCZZsw0Loac5tb0afQ3ajU7slMPzFvb_IsIVUqSSL8Ni7J6wIxdMdG89cPec5hIe9oFJRfdCODSpgguxTvF_DfA5VB17J9J1RlC2Q48wZsdQD8cjpFcMlR0lM-b4FWJ3nAWMXbuFlLxG8RkqEV0bRQVJBFgSyXL1d4ckFihXetsbbjreqL1cj3x8qji-BHAkO0tbNaC3LRsJw8pS_9RvEEivPfgBxGe5m8iR7a7_ZwqhubOR5TYU5BmdzroViygprlXH2V9aRq67NAhkwVEdWpsW8wv6v_KAtq3xXEZxVaugfRFqiba458Xt2OiSzUds068h9kBgpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718419H6&tokenCaptchar=03AGdBq25WOz6Y5EUx0cWH8-EX2jGBpX9EfBuS5J_Z2eOS_1bhdZz3FNZ7a9TS2w4dOab-tNwDg-LvSO4PpJQkhDdhGUpSnkmKNUP-aUtMcsJu0n2-jOwAypw5yG83o_Qf-KAW55lev0goH5eJrXett-a_EyqqXVf3a8h7thl-KgASnJIYJoU-1DxyFjSAPmPru5Vr8GL8s6pA0wwe7kNdYXuFWx3TxZIUJlDyzlNEac_uuDGf_f7ioFPp1NouBqwTlgZyzbCIY4DW0Hff3n-uDmrWpijn66FyN-twJYPpG80cQQUeLSPwj5ZaZjQiRDV0u_qjRGvBxuVcOEryHBHOyNsX308I4ZSl1b0WQxoSWEOLy1ae3aiKQIymSXxW80WnfBi5nwdRXzmE5M_9AEWFOBlpX8w2sjHGIb3-oA6NA_iX8m8HfNPasru-FciDF27GnBV4k-79Ok3azSJeUhBGJhIxb48cppi2cwpt_BR
dc.description.abstractxThis paper aimed at investigating the conditions and restrictions regarding the development of video classes in the discipline of Mathematical Laboratory of the Mathematics Degree course of the Agreste Academic Center of the Federal University of Pernambuco. The Anthropological Theory of Didactics – ATD was used as theoretical support to the research, as well as other references which focus on the use of technologies in the classroom. For the study, we have carried out a workshop named Digital Medias and Video Classes: Developing didactic support tools in teaching Mathematics, with five participants. Nine consecutive meetings took place during the lessons of the Mathematical Laboratory elective discipline, when the participants developed Mathematics video classes using some digital medias, recording some activities in those meetings. Along the classes and activities developed by the participants, it could be observed that all of them were familiar with the topic of video classes as spectators and used the YouTube video-sharing site to watch video classes. In the development process, restriction related to the use of technological tools was observed, and basing the activities on textbooks in the video classes was verified as a condition.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Luana Leticia da.pdf2,79 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons