Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41132
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Luana Letícia da | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T01:00:22Z | - |
dc.date.available | 2021-09-09T01:00:22Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luana Letícia da. Condições e restrições na construção de vídeoaulas: um estudo de caso com licenciandos em matemática do Centro Acadêmico do Agreste. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41132 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa objetivou investigar as restrições e condições na construção de vídeoaulas na disciplina de Laboratório de Matemática do curso de Licenciatura em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Como suporte teórico para a pesquisa, utilizamos a Teoria Antropológica do Didático - TAD além de outras referências que tratam sobre o uso de tecnologias na sala de aula. Para tal pesquisa, realizamos uma oficina intitulada por Mídias digitais e Vídeoaulas: Construindo ferramentas de apoio didático no ensino de Matemática, cujo número de participantes foi igual a cinco. Foram realizados nove encontros consecutivos nas aulas da disciplina eletiva Laboratório de Matemática, nos quais os participantes construíram vídeoaulas de Matemática com uso de algumas mídias digitais e registraram algumas atividades nestes encontros. Diante das aulas construídas pelos participantes da pesquisa e as atividades desenvolvidas pôde-se verificar que todos possuíam familiaridade com o tema vídeoaulas enquanto espectadores e utilizavam o site de compartilhamento de vídeos YouTube para assistir vídeoaulas. No processo de construção demonstraram restrição referente ao uso das ferramentas tecnológicas e como condição verificamos que as vídeoaulas foram baseadas em atividades dos livros didáticos. | pt_BR |
dc.format.extent | 90p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Youtube (Recurso eletrônico) | pt_BR |
dc.title | Condições e restrições na construção de vídeoaulas: um estudo de caso com licenciandos em matemática do Centro Acadêmico do Agreste. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8185324J6&tokenCaptchar=03AGdBq25rdZXjZNVIrQL394V7nhByHEwOwLzyLm0M-SvOEbzh0aHfRH4epNQncRpD7jyyHx3cnh8oWAOWuAqudddCsS3zyaZM1gwIwSYDVEGPRqfjMFlamCbnAC7cq-GX03_Unzc-osTc9QRwi_M-wabRmSWCZZsw0Loac5tb0afQ3ajU7slMPzFvb_IsIVUqSSL8Ni7J6wIxdMdG89cPec5hIe9oFJRfdCODSpgguxTvF_DfA5VB17J9J1RlC2Q48wZsdQD8cjpFcMlR0lM-b4FWJ3nAWMXbuFlLxG8RkqEV0bRQVJBFgSyXL1d4ckFihXetsbbjreqL1cj3x8qji-BHAkO0tbNaC3LRsJw8pS_9RvEEivPfgBxGe5m8iR7a7_ZwqhubOR5TYU5BmdzroViygprlXH2V9aRq67NAhkwVEdWpsW8wv6v_KAtq3xXEZxVaugfRFqiba458Xt2OiSzUds068h9kBg | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718419H6&tokenCaptchar=03AGdBq25WOz6Y5EUx0cWH8-EX2jGBpX9EfBuS5J_Z2eOS_1bhdZz3FNZ7a9TS2w4dOab-tNwDg-LvSO4PpJQkhDdhGUpSnkmKNUP-aUtMcsJu0n2-jOwAypw5yG83o_Qf-KAW55lev0goH5eJrXett-a_EyqqXVf3a8h7thl-KgASnJIYJoU-1DxyFjSAPmPru5Vr8GL8s6pA0wwe7kNdYXuFWx3TxZIUJlDyzlNEac_uuDGf_f7ioFPp1NouBqwTlgZyzbCIY4DW0Hff3n-uDmrWpijn66FyN-twJYPpG80cQQUeLSPwj5ZaZjQiRDV0u_qjRGvBxuVcOEryHBHOyNsX308I4ZSl1b0WQxoSWEOLy1ae3aiKQIymSXxW80WnfBi5nwdRXzmE5M_9AEWFOBlpX8w2sjHGIb3-oA6NA_iX8m8HfNPasru-FciDF27GnBV4k-79Ok3azSJeUhBGJhIxb48cppi2cw | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper aimed at investigating the conditions and restrictions regarding the development of video classes in the discipline of Mathematical Laboratory of the Mathematics Degree course of the Agreste Academic Center of the Federal University of Pernambuco. The Anthropological Theory of Didactics – ATD was used as theoretical support to the research, as well as other references which focus on the use of technologies in the classroom. For the study, we have carried out a workshop named Digital Medias and Video Classes: Developing didactic support tools in teaching Mathematics, with five participants. Nine consecutive meetings took place during the lessons of the Mathematical Laboratory elective discipline, when the participants developed Mathematics video classes using some digital medias, recording some activities in those meetings. Along the classes and activities developed by the participants, it could be observed that all of them were familiar with the topic of video classes as spectators and used the YouTube video-sharing site to watch video classes. In the development process, restriction related to the use of technological tools was observed, and basing the activities on textbooks in the video classes was verified as a condition. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Luana Leticia da.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons