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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41075
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | DOURADO, Anísio Brasileiro de Freitas | - |
dc.contributor.author | MOREIRA, Mauricio Renato Pina | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-02T20:04:44Z | - |
dc.date.available | 2021-09-02T20:04:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-22 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Mauricio Renato Pina. Gestão das infraestruturas urbanas e sistemas de transportes coletivos: a necessidade de uma visão holística da interface entre BRT e pavimentos. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41075 | - |
dc.description.abstract | O processo acelerado de urbanização ocorrido no Brasil a partir da década de 1950 e o estímulo ao uso do transporte individual provocaram sérios problemas de mobilidade nas cidades brasileiras. Medidas voltadas à melhoria do transporte coletivo de passageiros passaram a receber, mais recentemente, a atenção dos governantes. O sistema conhecido como BRT (Bus Rapid Transit), em especial pelo seu menor custo e prazo de implantação, foi adotado como uma solução adequada por muitas cidades ao redor do mundo. Ocorre que o BRT é um veículo muito mais pesado que um ônibus convencional. As elevadas cargas por eixo e a alta frequência nos corredores provocaram o aparecimento precoce de defeitos nos pavimentos das faixas exclusivas por onde o BRT opera. Esta tese trata da metodologia e dos resultados de pesquisa realizada em duas vias integrantes do corredor de transporte Leste- Oeste na Região Metropolitana do Recife, com o objetivo de analisar a influência dessas cargas pesadas sobre o pavimento das suas faixas exclusivas. A partir da pesagem inicial dos eixos de ônibus BRT que operam no corredor, foram realizados levantamentos deflectométricos com o uso do FWD (Falling Weight Deflectometer), a aplicação do Euradar, que é um tipo de GPR (Ground Penetrating Radar) e a retroanálise do pavimento existente. A retroanálise foi realizada com base no Método da American Association of State Highway and Transportation Officials - AASHTO (1993), do BAKFAA 2.0 da Federal Aviation Administration - FAA e ainda do programa BackMeDiNa para permitir a obtenção dos módulos de resiliência das camadas do pavimento. Os resultados obtidos e detalhados no corpo desta tese demonstram a necessidade de se ter uma visão holística na implantação de um projeto complexo como o BRT, com a interação entre as diversas engenharias que atuam no processo: a do veículo, a da operação e a do pavimento. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject | BRT | pt_BR |
dc.subject | Faixas exclusivas | pt_BR |
dc.subject | Peso dos eixos | pt_BR |
dc.subject | Pavimento | pt_BR |
dc.subject | Retroanálise | pt_BR |
dc.title | Gestão das infraestruturas urbanas e sistemas de transportes coletivos : a necessidade de uma visão holística da interface entre BRT e pavimentos | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1554286042363904 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6594943575825417 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.abstractx | The accelerated urbanization process in Brazil since the 1950s and the encouragement of the use of individual transport caused serious mobility problems in Brazilian cities. Measures for improving public passenger transport have, more recently, received the attention of government officials. The system known as BRT (Bus Rapid Transit), especially due to its lower cost and implementation time, was adopted as an adequate solution by many cities around the world. However, the BRT is a much heavier vehicle than a conventional bus. The high axle loads and the high frequency in the corridors caused the early appearance of defects in the pavements of the exclusive lanes where the BRT operates. This thesis deals with the methodology and the results of a research carried on two component avenues of the East-West transport corridor in Metropolitan Region of Recife, with the aim of analysing the influence of these heavy loads on the pavement of its exclusive lanes. From the initial weighing of the BRT bus axles operating in the corridor, deflectometric surveys were carried out using the FWD (Falling Weight Deflectometer), the application of Euradar, a type of GPR (Ground Penetrating Radar) and the retroanalysis of the existing pavement. The retroanalysis was performed based on the Method of the American Association of State Highway and Transportation Officials - AASHTO (1993), of BAKFAA 2.0 of the Federal Aviation Administration - FAA and also of the BackMeDiNa program to allow obtaining the resilience modules of the pavement layers. The results demonstrate the need to have a holistic view in the implementation of a complex project such as BRT, with the interaction between the various engineering that operate in the process: the vehicle, the operation and the pavement one. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Engenharia Civil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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