Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41063

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato-
dc.contributor.authorSANTOS, Otaí José dos-
dc.date.accessioned2021-08-30T17:28:31Z-
dc.date.available2021-08-30T17:28:31Z-
dc.date.issued2016-01-27-
dc.date.submitted2021-08-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Otaí José dos. O ensino e aprendizagem de matemática: professores, intérpretes de libras e alunos surdos. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41063-
dc.description.abstractA finalidade desse trabalho é analisar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática para surdos, refletindo a conexão e o diálogo entre professores, alunos e intérpretes de Libras. Nesse contexto, foram observadas 20 aulas de matemática, nas quais foram observados aspectos da prática de professores e intérpretes de Libras e os conceitos matemáticos inseridos numa sala de aula do município de Bezerros/ PE, nos anos finais do Ensino Fundamental. Desse modo, contribuir nesse processo, especialmente com os professores de Matemática e os intérpretes de Libras auxiliando nos desafios e dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem da Matemática pelos surdos.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstudantes surdospt_BR
dc.subjectIntérpretes para surdospt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.titleO ensino e aprendizagem de matemática: professores, intérpretes de libras e alunos surdos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4405937Y2&tokenCaptchar=03AGdBq259FLHoIub9TyzeLh10jYUtvTg_QBLr3c8DBrpT8d8lWCeAjpeMIOUVA6_Dny1f_mVAfjwGQPew0FzA4xynoxv332cHktwoUYjqwd7vdjYck0nxxRSixLKorrDy1rxqff65xu-5He5iF88kYM9l7kJymdv5vyOtf9HwP32VryvLX5DA6uJRqAy8oK7FeOIfNJLOiwKRpLHDFs5XxfWieOWr2Wu1yEkdITorybM8J5GJNBt63HFMMi06IfJ1BG7VVvvi5qaJkvO6nrtG7HfQ6VzgtUxDiIf8kGVPwg4e7AkGuBGfJZPOtY7gEVf23xOIKZSTHubPIub91l_VnYwQH4YYZkNg2ztAhX_yM2TmSRTTB1Iwctw4BsPL1dUNseO8wOUaoLymf2rhrTkCyyZ6v4sy4nT7owwV9aAjO3uzxjTcJ2hqYmHM8dz-YGk5EIpJupr6V-0D8rY2bdu0zKhZkTSWZC0RDgpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700044T0&tokenCaptchar=03AGdBq26LWlp99YbzLKTeIaT7LvGmcGXO0FSCYSIv8QqbXmYDr2bEEDnHzyLBo5axicPpS7WrFPlXySeA02b0vw8-lQKBZeZqzZWBPzxkKmsnnp-iNHTMtHbUOxO_ZmzYajGl-NiGflZJDrId0tws8ufVnGlJn7vv4ZLlxFTlAGA4Jp9Ke6B-qnErMobXIsiocvXxVCA3eoUO3mLtADa6lErtNX8aS4FenkwCzBLzO6GX5gCX-h8YykRVwzLe336TXAtlRdrkNX_JsELhEhhn4SSwoC9m7GhYNNaujjrxEdnG2wWeZJk-XEkh8P3os8A67KZOxpzotlN1_pX3z7SyeBYZDkMSF8Anrbu80jWlgnKfn-K16ebLZqieJpgGIknC1EmNXwWG9oWEZSzDVVA62wEKEhCxLg0KtTcsIDEsb_WEj_iIDyJnEXlcOvvXNyINFrfYeRSxiJ4Va0A21hnxlvuR5ImNW0tVUgpt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this paper is to analyze the teaching process and learning of Mathematics for the deaf, reflecting a connection and dialogue between teachers, students and Libras interpreters. In this context, 20 Math classes were observed , in which were observed aspects of teaching practice and Libras interpreters and the mathematical concepts in a classroom in the county of Bezerros / PE ,in the final year of elementary school. Thereby, contributing in this process, especially with the Mathematics Teachers and the Libras interpreters assisting in challenges and difficulties encountered in the teaching and learning of mathematics for the deaf.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253258Y9&tokenCaptchar=03AGdBq25bgDOMXIVxed8HZ_aWQAl_EWG2LDKnF2zAupiWzUezyDycvhbYpgFJqBnNXYs4LHvwJrEdkX2iUpx5voGrJ2lXaOPomamyIqLCFnuJ1qrrq-RSIXrmjxTE-5N2pLQziY66uLlyDQlbJrPrgIWfFJQl-_hKf-JL-LCwuLK4i6cbpj-V4TGbavZnPx3HJwGhe4YY96-_cXI8T-NZ23WNStkZR1UuXcrhgYRu5kt7OUFztZwe4abBohj6fxtFabaltoulMEQ9KDuQ2_zcbwWdd-Hb9iA6LEPYBQX_fPHAK1C5actaQ6VQFq_BwaQTz_Yj2Y_dQB8-mUy_lQ-NgaumhAjsII8k1Gm6Skev8caApuZ8E_oyXtnbaCIpmRi--ZRwuv9vUkm--xEgjrASXtq8d77OztDQAREi_ZoYEwvasO2bSFAsrAZZqfL8d8QSnVo_HsChEegUExlvfRdLZlzAeFzobmI6yApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Otaí José dos.pdf696,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons