Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41063
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Otaí José dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-30T17:28:31Z | - |
dc.date.available | 2021-08-30T17:28:31Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-27 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Otaí José dos. O ensino e aprendizagem de matemática: professores, intérpretes de libras e alunos surdos. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41063 | - |
dc.description.abstract | A finalidade desse trabalho é analisar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática para surdos, refletindo a conexão e o diálogo entre professores, alunos e intérpretes de Libras. Nesse contexto, foram observadas 20 aulas de matemática, nas quais foram observados aspectos da prática de professores e intérpretes de Libras e os conceitos matemáticos inseridos numa sala de aula do município de Bezerros/ PE, nos anos finais do Ensino Fundamental. Desse modo, contribuir nesse processo, especialmente com os professores de Matemática e os intérpretes de Libras auxiliando nos desafios e dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem da Matemática pelos surdos. | pt_BR |
dc.format.extent | 53p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Estudantes surdos | pt_BR |
dc.subject | Intérpretes para surdos | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática | pt_BR |
dc.title | O ensino e aprendizagem de matemática: professores, intérpretes de libras e alunos surdos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4405937Y2&tokenCaptchar=03AGdBq259FLHoIub9TyzeLh10jYUtvTg_QBLr3c8DBrpT8d8lWCeAjpeMIOUVA6_Dny1f_mVAfjwGQPew0FzA4xynoxv332cHktwoUYjqwd7vdjYck0nxxRSixLKorrDy1rxqff65xu-5He5iF88kYM9l7kJymdv5vyOtf9HwP32VryvLX5DA6uJRqAy8oK7FeOIfNJLOiwKRpLHDFs5XxfWieOWr2Wu1yEkdITorybM8J5GJNBt63HFMMi06IfJ1BG7VVvvi5qaJkvO6nrtG7HfQ6VzgtUxDiIf8kGVPwg4e7AkGuBGfJZPOtY7gEVf23xOIKZSTHubPIub91l_VnYwQH4YYZkNg2ztAhX_yM2TmSRTTB1Iwctw4BsPL1dUNseO8wOUaoLymf2rhrTkCyyZ6v4sy4nT7owwV9aAjO3uzxjTcJ2hqYmHM8dz-YGk5EIpJupr6V-0D8rY2bdu0zKhZkTSWZC0RDg | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700044T0&tokenCaptchar=03AGdBq26LWlp99YbzLKTeIaT7LvGmcGXO0FSCYSIv8QqbXmYDr2bEEDnHzyLBo5axicPpS7WrFPlXySeA02b0vw8-lQKBZeZqzZWBPzxkKmsnnp-iNHTMtHbUOxO_ZmzYajGl-NiGflZJDrId0tws8ufVnGlJn7vv4ZLlxFTlAGA4Jp9Ke6B-qnErMobXIsiocvXxVCA3eoUO3mLtADa6lErtNX8aS4FenkwCzBLzO6GX5gCX-h8YykRVwzLe336TXAtlRdrkNX_JsELhEhhn4SSwoC9m7GhYNNaujjrxEdnG2wWeZJk-XEkh8P3os8A67KZOxpzotlN1_pX3z7SyeBYZDkMSF8Anrbu80jWlgnKfn-K16ebLZqieJpgGIknC1EmNXwWG9oWEZSzDVVA62wEKEhCxLg0KtTcsIDEsb_WEj_iIDyJnEXlcOvvXNyINFrfYeRSxiJ4Va0A21hnxlvuR5ImNW0tVUg | pt_BR |
dc.description.abstractx | The purpose of this paper is to analyze the teaching process and learning of Mathematics for the deaf, reflecting a connection and dialogue between teachers, students and Libras interpreters. In this context, 20 Math classes were observed , in which were observed aspects of teaching practice and Libras interpreters and the mathematical concepts in a classroom in the county of Bezerros / PE ,in the final year of elementary school. Thereby, contributing in this process, especially with the Mathematics Teachers and the Libras interpreters assisting in challenges and difficulties encountered in the teaching and learning of mathematics for the deaf. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253258Y9&tokenCaptchar=03AGdBq25bgDOMXIVxed8HZ_aWQAl_EWG2LDKnF2zAupiWzUezyDycvhbYpgFJqBnNXYs4LHvwJrEdkX2iUpx5voGrJ2lXaOPomamyIqLCFnuJ1qrrq-RSIXrmjxTE-5N2pLQziY66uLlyDQlbJrPrgIWfFJQl-_hKf-JL-LCwuLK4i6cbpj-V4TGbavZnPx3HJwGhe4YY96-_cXI8T-NZ23WNStkZR1UuXcrhgYRu5kt7OUFztZwe4abBohj6fxtFabaltoulMEQ9KDuQ2_zcbwWdd-Hb9iA6LEPYBQX_fPHAK1C5actaQ6VQFq_BwaQTz_Yj2Y_dQB8-mUy_lQ-NgaumhAjsII8k1Gm6Skev8caApuZ8E_oyXtnbaCIpmRi--ZRwuv9vUkm--xEgjrASXtq8d77OztDQAREi_ZoYEwvasO2bSFAsrAZZqfL8d8QSnVo_HsChEegUExlvfRdLZlzAeFzobmI6yA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Otaí José dos.pdf | 696,29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons