Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41051

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorLIRA, Tuyani Patrícia Oliveira-
dc.date.accessioned2021-08-27T23:40:23Z-
dc.date.available2021-08-27T23:40:23Z-
dc.date.issued2016-01-26-
dc.date.submitted2021-08-27-
dc.identifier.citationLIRA, Tuyani Patrícia Oliveira. Conhecimento para ensinar divisão: características apresentadas por professores formados em magistério e licenciatura em matemática. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41051-
dc.description.abstractAlgumas pesquisas investigam o conhecimento de professores polivalente ou de licenciados em Matemática, em que mostram quais os conhecimentos de professores que tem a formação de Normal em Nível Médio e Licenciatura em Matemática que atuam nos anos iniciais e finais, têm sobre o conteúdo de divisão. Esta pesquisa foi fundamentada na teoria de Shulman (1986), e tem por finalidade observar as características do conhecimento de cinco professores com formações docentes, em Normal em nível médio e Licenciatura em Matemática. Para analisar as características do conhecimento de divisão, usamos a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. O instrumento de coleta utilizado consiste em um questionário com 4 problemas de divisão, sendo dois de cota e dois de partição, no qual os participantes registravam de forma escrita. As perguntas referentes ao questionário direcionavam para a análise dos conhecimentos pedagógicos, do conteúdo e do currículo de divisão. Observamos em suas respostas mais de um tipo de conhecimento, estando o conhecimento relacionado ao outro, para a construção de significados para o ensino. Os professores mostraram não identificar diferenças entre problemas de cota e partição, mas mostraram domínio do conhecimento do currículo de divisão de acordo com suas salas de aula.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDivisãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.titleConhecimento para ensinar divisão: características apresentadas por professores formados em magistério e licenciatura em matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4388118H1&tokenCaptchar=03AGdBq26I-fe25tBfHyaTxcSKY9JeLEA_dH4lH5YOopFGngMayQGEkSdsPGjXKqcfUUPdKNpmxIDazOJrWhFiHxDF2IqL6r_yoqgm3viaAxxIyNHexbT1cO7dhTMseCB3z3NPG1TRFHMzv2G0R03LXW_YfjyXhJ9p7gTOUIdnfvz-BQkL5xlMXYAga-ZqgqPGB4onWH8EQqLwqbPCRig-LbpEOVw1lpZXzwlo9N1aZNwoMtOTCcO1mAYL9B5cQRt6qAOOzGZlBpRD7eqkO96PxTcIZN-YUbBBouGlA72Z-qgF0BCFM5X7kyGBTNMRNv0_1dAvew3aWImWlwo5yj5k01Uqy3mNFru05VTrUaYMIcQY7rvbYQWZzSIJEgRJottGBzUhuBKwhuq4smyzt1Nq0OAWVNMqwe9IpW2aX-x7busL4fRgrW3R88cY10osvHbD9MC-4PUovNldltJLMMf2y1n6fcWAWw9jlApt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253258Y9&tokenCaptchar=03AGdBq24UvjuqCY4Z_9S3cAPqI8jjwWLN0Xq_29ScGJwqf_HtmvF518rDlQx5Cx4A0AI-PEJKYhw01dHzMLahv1KAees7E1Qq2QZkW3uSCEYgSZM33FaHp1m7UBEqRzYrl37kiJ8MhZY-ew7OZ39u6DhwieSGoQ1-2u_FmB5bEJGXJh_FV21_pPitojExiMRpPivTnjyhnhJRFKvwml20knIRRWO7Vo87rvzuMNTFrCZYjfopgD8NUIe8ySTfvK7uNOI1leaxkVdXmTSyPdgcDXAdXBby5Exf6bbJaV09bYmIH6bv-VdXYeztJFBxaEwOnWHa44Py6q9KjwXLSWcG82YlfuKIva-W6gsK0n1OqMgmcDY7US-gPw-uReJylWM_wis5_1FVTWnJ382utXfJRb1j_nsepDQNV_FDk__qkO9XpmJq-9tx0f0atJfSnBtAiQdPskNh1hEPY2HzOPOUCugw22PxUYcVpgpt_BR
dc.description.abstractxSome research investigating the knowledge of polyvalent teachers or graduates in mathematics, in showing what knowledge teachers who have specific training in level of Preschool and elementary school and degree in mathematics who teach at the high school level of education, have on the dividing content. This research was based on Shulman's theory (1986), and aims to observe the characteristics of knowledge five teachers with teacher training in Normal in mid-level and Degree in Mathematics. To analyze the characteristics of the division of knowledge, we use the Field Theory of Conceptual Vergnaud. The instrument used consists of a questionnaire with 4 division problems, two quota and two partition, in which participants recorded in writing. The questions for the questionnaire direcionavam for the analysis of pedagogical knowledge, content and curriculum division. We note in their responses more than one kind of knowledge, with the knowledge related to each other, for the construction of meanings for teaching. Teachers showed not identify differences between quota problems and partition but showed domain division curriculum of knowledge according to their classrooms.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LIRA, Tuyani Patrícia Oliveira.pdf958,27 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons