Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40949

Compartilhe esta página

Título: Efeito imediato da vibração de corpo inteiro sobre a temperatura cutânea, circulação, sensibilidade periférica e pressão plantar de adultos e idosos com e sem diabetes tipo 2 : ensaio clínico randomizado
Autor(es): ALVES, Kennedy Freitas Pereira
Palavras-chave: Diabetes mellitus; Velocidade do fluxo sanguíneo; Temperatura cutânea; Equilíbrio postural; Vibração
Data do documento: 23-Mar-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALVES, Kennedy Freitas Pereira. Efeito imediato da vibração de corpo inteiro sobre a temperatura cutânea, circulação, sensibilidade periférica e pressão plantar de adultos e idosos com e sem diabetes tipo 2: ensaio clínico randomizado. 2021. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: O Diabetes Mellitus (DM) tem apresentado comprometimento sensório motor, micro e macrovascular, impactando negativamente no fluxo sanguíneo, temperatura cutânea, sensibilidade e pressão plantar. A vibração de corpo inteiro é uma modalidade de exercício físico que vem sendo utilizada em pacientes com DM. O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito imediato da vibração de corpo inteiro sobre a temperatura cutânea (Câmera Termográfica), circulação (Ultrasonic Vascular Doppler), sensibilidade periférica (monifilamento, diapasão e tubo de ensaio gelado) e pressão plantar (baropodometria) de adultos e idosos com e sem diabetes tipo 2. Um estudo do tipo ensaio clinico, controlado, randomizado (ECR) e duplo cego, que seguiu as diretrizes estabelecidas no Consolidated Standards of Reporting Trials (CONSORT), aprovado pelo comitê de ética parecer na 3.219.332, e registrado no site www.clinicaltrials.gov (NCT04207853). Foram recrutados indivíduos com idade entre 45 e 80 anos, com e sem diabetes, com tempo mínimo dediagnóstico do DM de 2 anos e máximo de 20 anos, independentes funcionalmente e sedentários. Os voluntários foram distribuídos aleatoriamente em 6 grupos: grupo de vibração de corpo inteiro 24Hz em diabéticos (G1), grupo de vibração “sham” em diabéticos (G2), grupo controle de diabéticos (G3), grupo de vibração de corpo inteiro 24Hz em não diabéticos(G4), grupo de vibração “sham” em não diabéticos (G5) e grupo controle de não diabéticos (G6). Foi realizada uma única sessão de tratamento composto por 8 séries de 45 segundoscom 30 segundos de intervalo entre as séries, para G1 e G4. G2 e G5 ficaram sob a plataformadesligada com estimulo sonoro simulando o tratamento. Os grupos G3 e G6 foram avaliados, receberam panfletos e orientações sobre o diabetes e foram reavaliados logo em seguida. Para avaliar a distribuição normal dos dados o teste de Shapiro Wilk foi utilizado. As variáveis contínuas (teste de Kruskal- Wallis H) e o teste χ2 para as variáveis categóricas para verificar ahomogeneidade. Para comparação intragrupo por Wilcoxon e entre os grupos por Kruskal- Wallis H). Os resultados são apresentados em: APÊNDICE D (Artigo de Estudo piloto) apresentando uma redução da temperatura e do fluxo sanguíneo nos pés de idosos diabéticos; APÊNDICE E (Capítulo de livro de estudo piloto com idosos) onde VCI e Sham não melhoraram a sensibilidade e circulação periféricas de idosos com DM2; e o APÊNDICE C (ECR) onde foi visto que A VCI reduziu a sensibilidade e a pressão plantar, mas não alterou acirculação e a temperatura cutânea quando comparados ao Sham e ao Controle de diabéticos enão diabéticos. Como resposta a um efeito agudo de VCI ocorre a diminuição da sensibilidade cutânea, não há alteração na circulação e na temperatura cutânea e diminuição da pressão plantar de adultos e idosos com e sem DM2.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40949
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Kennedy Freitas Pereira Alves.pdf3.86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons