Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40876
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA FILHO, Silva Filho, Abel Guilhermino | - |
dc.contributor.author | FREIRE, Matheus Augusto de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-09T14:24:03Z | - |
dc.date.available | 2021-08-09T14:24:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-11 | - |
dc.identifier.citation | FREIRE, Matheus Augusto de Lima. Residência profissional em verificação e validação de software de powertrain baseada em PBL: um estudo de caso no setor automotivo. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40876 | - |
dc.description.abstract | Com o intuito de integrar os cursos de engenharia das universidades com empresas do setor automotivo, o presente trabalho propõe um modelo de residência profissional em Enge- nharia Automotiva. O modelo é proposto nos aspectos remoto e presencial, com ênfase no desenvolvimento de software utilizando o Software Development Life Cycle (SDLC) V. Este programa é aplicado especificamente na área de Verificação e Validação desoftware de powertrain, aproveitando-se da experiência do autor nesta área e utilizando o método de ensino e aprendizagem Problem-Based Learning (PBL), pois é um método que vem sendo aplicado com eficácia nas últimas duas décadas. O estudo foi realizado por meio do monitoramento de dois estudos de caso utilizando técnicas de avaliação do PBL-SEE, o qual avalia os participantes e também o nível de maturidade do método PBL. Ambos os estudos foram realizados na mesma empresa automotiva, mas em lugares diferentes; o primeiro estudo em Michigan, Estados Unidos, e o segundo em Pernambuco, Brasil. O resultado final obtido pelos alunos foi de 4.75 em uma escala de 0 à 5, que corresponde a categoria entre Bom e Excelente. O método PBL foi classificado no Nível 2 - Satisfatório de maturidade, onde o máximo é o Nível 4 - Excelente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia da computação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Residência profissional em verificação e validação de software de powertrain baseada em PBL : um estudo de caso no setor automotivo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0319131734734888 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8983932189780223 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | In order to integrate engineering courses at universities with companies in the automotive sector, the present work proposes a professional residency model in Automotive Engi- neering, remote or in person, with emphasis on software development using the Software Development Life Cycle (SDLC) V, more specifically in the area of Verification and Val- idation of powertrain software, taking advantage of the author’s experience in the area and using the teaching and learning method Problem-Based Learning (PBL), because it is a method that has been applied with efficiency in the last two decades. The study was carried out by monitoring two case studies using PBL-SEE assessment techniques, which assess the participants and also the level of maturity of the PBL method. Both studies were carried out at the same automotive company, but in different places; the first study in Michigan, United States, with 5 students, and the second in Pernambuco, Brazil, with 1 student. The final result obtained by the students was 4.75 on a scale of 0 to 5, which corresponds to the category between Good and Excellent. The PBL method was classified as Level 2 - Satisfactory maturity, where the maximum is Level 4 - Excellent. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Matheus Augusto de Lima Freire.pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons