Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40786

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMACIEL, Caio Augusto Amorim-
dc.contributor.authorFERNANDES, Maria José Costa-
dc.date.accessioned2021-08-05T18:05:45Z-
dc.date.available2021-08-05T18:05:45Z-
dc.date.issued2020-09-29-
dc.identifier.citationFERNANDES, Maria José Costa. A escola no Assentamento Rural do Lado de Cá: reforma agrária na visão dos profissionais da educação e jovens do campo em Mossoró/RN. 2020. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40786-
dc.descriptionFERNANDES, Maria José Costa também é conhecida em citações bibliográficas por: COSTA, Maria Josépt_BR
dc.description.abstractO trabalho tem como objetivo principal, analisar como os profissionais da educação e jovens do campo, que trabalham e estudam em escolas localizadas nos assentamentos rurais de Mossoró/RN compreendem a reforma agrária, e de pesquisar como essa temática é trabalhada no ambiente escolar. Para tanto, realizamos pesquisa de campo em 03 escolas municipais, localizadas em 03 assentamentos rurais de Mossoró. As escolas pesquisadas foram: Escola Municipal Evilásio Leão de Moura; Escola Municipal Deusdete Cecílio de Araújo; e Escola Municipal São Romão. Foram aplicados questionários semiestruturados com os diversos profissionais, e alunos matriculados no 8º e 9º anos, fazendo uma abordagem qualitativa. A pesquisa revelou a importância dessas escolas para as comunidades em que estão inseridas, sendo vistas para os moradores não só como um espaço educacional, mas sendo valorizada como um lugar de socialização para toda a comunidade, principalmente naquelas que estão localizadas no interior das agrovilas. Porém, apesar dessas escolas estarem inseridas em áreas de assentamentos rurais de reforma agrária, constatamos ao longo da pesquisa, que essas escolas não costumam trabalhar diretamente sobre a temática reforma agrária em suas atividades. Dessa forma, nossa tese defende a importância e necessidade do ensino da reforma agrária nas escolas, sobretudo naquelas que estão localizadas no campo, contribuindo para que os povos do campo, se apropriem dos direitos que possuem enquanto cidadãos. Para que assim, os assentamentos rurais sejam problematizados e conhecidos pela população em geral, para que a sociedade possa adquirir uma visão mais ampla dos assentados da reforma agrária, para além de estigmas e marginalização da população que reside no campo, e principalmente nos assentamentos rurais. Embora estejam localizadas em assentamentos rurais, essas escolas utilizam a mesma proposta pedagógica das escolas da cidade, não colocando em prática a educação do campo. Sendo reproduzidas práticas pedagógicas descontextualizadas da realidade em que estão inseridas, com isso, podemos dizer então, que essas escolas estão localizadas no campo, mas não são do campo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolas ruraispt_BR
dc.subjectAssentamentos ruraispt_BR
dc.subjectReforma agráriapt_BR
dc.subjectJuventude rural – Mossoró (RN)pt_BR
dc.titleA escola no Assentamento Rural do Lado de Cá : reforma agrária na visão dos profissionais da educação e jovens do campo em Mossoró/RNpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1187484706775038pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4908600462706819pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this work is to analyze how education professionals and young people from the countryside, who work and study in schools located in the rural settlements of Mossoró/RN understand agrarian reform, and to research how this theme is worked in the school environment. To this end, we conducted field research in 03 municipal schools, located in 03 rural settlements in Mossoró. The schools surveyed were: Municipal School Evilásio Leão de Moura; Municipal School Deusdete Cecílio de Araújo; and São Romão Municipal School. Semi-structured questionnaires were applied with the various professionals, and students enrolled in the 8th and 9th years, taking a qualitative approach. The research revealed the importance of these schools for the communities in which they are inserted, being seen by the residents not only as an educational space, but being valued as a place of socialization for the entire community, especially those that are located inside the agrovilas. However, despite the fact that these schools are located in areas of agrarian reform rural settlements, we found throughout the research that these schools do not usually work directly on the theme of agrarian reform in their activities. Thus, our thesis defends the importance and necessity of teaching agrarian reform in schools, especially in those that are located in the countryside, contributing to the rural peoples, appropriating the rights they have as citizens. So that rural settlements are problematized and known to the population in general, so that society can acquire a broader view of land reform settlers, in addition to stigmas and marginalization of the population living in the countryside, and especially in rural settlements. Although located in rural settlements, these schools use the same pedagogical proposal as schools in the city, not putting rural education into practice. Being reproduced pedagogical practices decontextualized from the reality in which they are inserted, with that, we can say then, that these schools are located in the countryside, but are not from the countryside.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Maria José Costa Fernandes.pdf8,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons