Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40782
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, Valdemira Pereira Canêjo de | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-05T12:35:28Z | - |
dc.date.available | 2021-08-05T12:35:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-28 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Valdemira Pereira Canêjo de. A relação entre ensino e pesquisa no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 2021. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40782 | - |
dc.description | ANDRADE, Valdemira Pereira Canêjo de, também é conhecida em citações bibliográficas por: CANÊJO, Valdemira Pereira | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação é resultado de uma pesquisa que tem como objetivo central compreender a relação entre ensino e pesquisa no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bem como identificar quais impactos pedagógicos são construídos para a formação inicial a partir da vivência da pesquisa. Ainda pensando em tal objeto, a forma de abordagem é qualitativa, utilizando-se, na tipologia de pesquisa, o Estudo de Caso. Para análise e tratamento dos dados coletados, empregou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Participaram desta pesquisa 10 (dez) egressos da disciplina de Pesquisa Aplicada ao Ensino de Geografia, do curso de Licenciatura em Geografia da UFPE, durante o ano de 2019, os quais responderam a um questionário aberto e fechado constituído por 18 (dezoito) perguntas. Os resultados obtidos apresentam que a pesquisa exerce papel fundamental e contribui significativamente na formação inicial de professores de Geografia, permitindo aproximá-los da realidade escolar, desenvolvendo habilidades e metodologias para o ensino da Geografia em sala de aula. Em relação à articulação entre ensino e pesquisa no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), esta se traduz em alguns componentes curriculares, a exemplo da disciplina de Pesquisa Aplicada ao Ensino de Geografia, porém tal articulação ainda se mostra um grande desafio. Sobre a vivência da pesquisa na disciplina de Pesquisa Aplicada ao Ensino de Geografia, constatou-se que teve impacto pedagógico em outras formas de realizar pesquisa a partir de outros componentes curricular, a ampliar a visão sobre a pesquisa, a compreender sobre a inserção da pesquisa no campo de atuação profissional, a aprender a fazer pesquisa. Observou-se na análise que a prática do professor da disciplina de Pesquisa Aplicada ao Ensino de Geografia contribuiu/impactou no processo de construção da pesquisa para a formação inicial do futuro professor de Geografia, a elaborar projetos de pesquisa com foco no ensino de Geografia, a estimular a construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com proposta para a área de formação de professor e o ensino de Geografia. O outro importante elemento sobre a vivência da pesquisa na disciplina de Pesquisa Aplicada ao Ensino de Geografia, no tocante aos impactos pedagógicos construídos para a formação inicial do professor de Geografia, é aprender que o professor também pode ser um pesquisador no próprio ambiente escolar, o que conduziu a compreender que ensino e pesquisa estão articulados num movimento intrínseco de desenvolver um pensamento que ser professor não se resume apenas ao trabalho em sala de aula, a ter um novo olhar sobre a pesquisa. Diante dos dados, pode-se compreender que a articulação entre ensino e pesquisa como proposta fundamental na formação inicial de professores de Geografia tem como ideia principal não a de formar pesquisadores e estar restrito a uma temática específica da Geografia, mas se constitui enquanto processo de autonomia, emancipação e problematização da realidade, capaz de promover uma formação de sujeitos críticos e propositivos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino – Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Técnica de análise ao conteúdo | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa geográfica | pt_BR |
dc.subject | Profissionais especializados – Educação básica – Educação superior | pt_BR |
dc.title | A relação entre ensino e pesquisa no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9727126399989184 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8799647544989939 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Geografia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present dissertation is the result of a research that has as central objective to understand the relationship between teaching and research in the Degree in Geography of the Federal University of Pernambuco (UFPE), as well as to identify which pedagogical impacts are built for the initial formation from the experience of the research. Still thinking about this object, the approach is qualitative, using, in the research typology, the Case Study. For analysis and treatment of the collected data, the Content Analysis technique was used. Ten (10) egresses of the subject of Applied Research to the Teaching of Geography, of the course of Degree in Geography of UFPE, during the year 2019, participated in this research, which answered to an open and closed questionnaire constituted by 18 (eighteen) questions. The results obtained show that research plays a fundamental role and contributes significantly to the initial training of Geography teachers, allowing them to approach the school reality, developing skills and methodologies for the teaching of Geography in the classroom. As for the articulation between teaching and research in the Degree in Geography at the Federal University of Pernambuco (UFPE), this translates into some curricular components, such as the subject of Applied Research to the Teaching of Geography, but such articulation still shows itself to be a great challenge. About the experience of research in the subject of Applied Research to the Teaching of Geography, it was verified that it had pedagogical impacts in other ways of carrying out research from in other curricular components, to expand the vision about the research, to understand about the insertion of research in the professional field, to learn how to do research. It was observed in the analysis that the practice of the professor of Applied Research to the Teaching of Geography contributed/impacted in the process of construction of the research for the initial formation of the future professor of Geography, to elaborate research projects with focus on the teaching of Geography, to stimulate the construction of the Work of Conclusion of Course (TCC) with a proposal for the area of formation of professor and the teaching of Geography. The other important element about the experience of research in the subject of Applied Research to the Teaching of Geography, regarding the pedagogical impacts built for the initial formation of the Geography teacher, is to learn that the teacher can also be a researcher in his own school environment, which led to the understanding thatteaching and research are articulated in an intrinsic movement of developing a thought that being a teacher is not only about working in the classroom, to have a new look on research. In view of the data, it can be understood that the articulation between teaching and research as a fundamental proposal in the initial formation of Geography teachers has as its main idea not to form researchers and be restricted to a specific theme of Geography, but to constitute a process of autonomy, emancipation and problematization of reality, capable of promoting the formation of critical and propositional subjects. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Geografia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Valdemira Pereira Canêjo de Andrade.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons