Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40774
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MARTINS, Laura Bezerra | - |
dc.contributor.author | NOVAES, Patrícia Barbosa Acioli | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-04T18:24:42Z | - |
dc.date.available | 2021-08-04T18:24:42Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-17 | - |
dc.identifier.citation | NOVAES, Patrícia Barbosa Acioli. Acessibilidade e Ergonomia no CAC: análise sistêmica da atividade como base para projeto de acessibilidade do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. 2020. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40774 | - |
dc.description | NOVAES, Patrícia Barbosa Acioli também é conhecida em citações bibliográficas por: ACIOLI, Patrícia Barbosa | pt_BR |
dc.description.abstract | É através da inclusão social que uma sociedade pode se desenvolver de forma justa, baseada na equiparação de oportunidades e experiências considerando todos os seus indivíduos. Esta dissertação foi motivada pela percepção do aumento do número de matrículas de pessoas com deficiência em instituições de ensino superior, ocasionando a necessidade de adaptações desses espaços. Neste contexto, o objetivo geral é propor projeto básico de acessibilidade para o Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, com foco na abordagem sistêmica da atividade do usuário com deficiência e mobilidade reduzida, visando soluções que garantam conforto e segurança. Na pesquisa de campo, os usuários investigados apontaram a necessidade de intervenção no acesso principal do edifício e nas suas circulações internas. A proposta de projeto básico apresentada vem ao encontro dos anseios da população investigada e acredita-se que sua aplicação vai ocasionar impactos na educação, contribuindo para a permanência dessas pessoas no ensino superior, em igualdade de condições. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Ergonomia do Ambiente Construído | pt_BR |
dc.subject | Instituições de Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Acessibilidade e Ergonomia no CAC : análise sistêmica da atividade como base para projeto de acessibilidade do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1643993872203517 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0215243970688414 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Ergonomia | pt_BR |
dc.description.abstractx | It is only through social inclusion that a society can develop itself in a fair manner, based on opportunities and experience equivalence considering all people. This dissertation was motivated by the perception of increase on enrollment of people with disabilities in academic institutions, inciting the need of adaptations in those environments. In this context, the main objective was to propose a basic accessibility project to the Center of Arts and Communications of the Federal University of Pernambuco, focusing in the systemic activity approach of the user with disabilities or reduced mobility, targeting solutions that guarantee comfort and safety. In the fieldwork, investigated users pointed out the need of an intervention in the main access of the building and in its internal spaces. The proposition of the basic project presented meets the desires of the investigated population and it is believed that its application will cause impacts in education, contributing to the continuity of those people in the higher education environment in equal conditions. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ergonomia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Patrícia Barbosa Acioli Novaes.pdf | 8,59 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons