Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40751

Compartilhe esta página

Título: Metodologia alternativa para determinação de elementos químicos em medicamentos de referência, genérico e similar
Autor(es): SANTOS, Suzana Oliveira
Palavras-chave: Energia nuclear; Medicamento; Contaminação; Indústria; Metais-traço; Saúde
Data do documento: 28-Set-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Suzana Oliveira. Metodologia alternativa para determinação de elementos químicos em medicamentos de referência, genérico e similar. 2020. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Metais em níveis de traços são altamente bioacumuláveis podem causar intoxicação ao organismo humano, embora os seres vivos necessitem de pequenas quantidades, incluindo Co, Cu, Mn, Mo, V, Sr, e Zn, para a realização de funções vitais no organismo. Níveis excessivos desses elementos podem ser altamente tóxicos. Outros metais como o Hg, Pb e Cd não possuem função relacionada aos sistemas orgânicos, e sua acumulação pode provocar patologias. De acordo com o Conselho Internacional de Harmonização de Requisitos Técnicos para Produtos Farmacêuticos de Uso Humano (ICH) que desenvolve diretrizes regulatórias para a indústria farmacêutica existem limites máximos aceitáveis para a presença de metais-traço em medicamentos, esses metais-traço podem estar como componentes dos fármacos ou como contaminantes provenientes de máquinas ou no manuseio de extratos de plantas medicinais e em embalagens dos medicamentos. O controle da qualidade da indústria farmacêutica é indiscutivelmente de alto padrão. Porém alguns estudos têm demonstrado a presença de metais- traço em medicamentos e vem se tornando um assunto relevante para avaliar o grau de exposição e possíveis consequências para a saúde humana. O objetivo do trabalho foi desenvolver uma metodologia para análise quantitativa de metais-traço em medicamentos com diferentes ingredientes ativos para tratamento de pressão arterial (Furosemida e Captopril) e diminuição do colesterol (Sinvastatina) procedentes de diferentes laboratórios (referência, genérico e similar) foram adquiridos em farmácias da região metropolitana de Recife-PE. As amostras foram analisadas com um sistema EDX-RF de baixo custo de análise. Entre os elementos investigados, o Fe foi quem apresentou os valores mais altos (50%) acima dos permitidos pela Farmacopeia Brasileira em amostras de Captopril similar e Sinvastatina de referência. Concentrações elevadas (90%) acima para alumínio também foram encontradas em amostras de Captopril genérico, Furosemida de referência, similar e genérico e na Sinvastatina de referência. Alguns elementos não foram detectados, pois ficaram abaixo do limite de detecção do equipamento. Estudos com uso de outras metodologias são necessários para demonstrar que o equipamento EDX-RF também pode ser utilizado para análise de metais traços em medicamentos, por ser uma técnica não destrutiva, torna-se uma técnica relevante para análise de matriz dessa natureza.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40751
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Tecnologias Energéticas e Nucleares

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Suzana Oliveira Santos.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons