Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4068
Compartilhe esta página
Título: | Grandezas e medidas na educação infantil |
Autor(es): | de Fátima Gomes Cavalcanti, Rosa |
Palavras-chave: | Matemática.; Teoria Antropológica do Didático; Grandezas e Medidas; Educação Infantil |
Data do documento: | 31-Jan-2010 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | de Fátima Gomes Cavalcanti, Rosa; Moreira Baltar Bellemain, Paula. Grandezas e medidas na educação infantil. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. |
Abstract: | A presente pesquisa teve como objetivo caracterizar, na Rede Municipal do Recife, no nível da Educação Infantil (grupo V), a Relação Institucional e a Relação Institucional na posição do professor com dois objetos: a Matemática e o campo das Grandezas e Medidas. A investigação se desenvolveu sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1999). A caracterização da Relação Institucional, da Instituição Rede Municipal do Recife, no nível da Educação Infantil, com os dois objetos baseou-se na análise documental do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998b), da Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino do Recife (2002) e do diário de Classe utilizado no ano letivo de 2009. O dispositivo experimental que permitiu identificar indícios da relação Institucional na posição de professor da Rede Municipal de Recife com a Matemática e o campo das Grandezas e Medidas foi composto de três etapas e contou com a participação de três professoras. Na primeira etapa, as professoras analisaram um conjunto de atividades envolvendo as grandezas: comprimento, massa, capacidade e tempo. A segunda etapa consistiu na realização de entrevistas com as professoras. E na terceira foram analisados os registros realizados pelas mesmas nos diários de classe. Os resultados apontaram para uma conformidade parcial entre a relação Institucional dos sujeitos na posição de professor e a Relação Institucional com os objetos descritos, Matemática e, Grandezas e Medidas, na Rede Municipal do Recife. Dentre as grandezas em foco, há prioridade para tempo e comprimento. Dentre os campos da Matemática, o dos Números e Sistema de Numeração foi o mais explorado, mas as professoras destacaram a importância e a necessidade do trabalho com Grandezas na Educação Infantil, como também a intenção de explorar mais este conteúdo. Os resultados mostraram ainda que a matemática foi o componente curricular mais trabalhado depois de Língua Portuguesa |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4068 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo2526_1.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons