Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40677

Compartilhe esta página

Título: Efeito da manobra de limpeza e massagem nasal na permeabilidade das vias aéreas superiores de crianças com respiração oral
Autor(es): CASTELLANOS, Merly Fernanda Illera
Palavras-chave: Respiração bucal; Testes de função respiratória; Rinomanometria; Resistência das vias respiratórias
Data do documento: 23-Mar-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CASTELLANOS, Merly Fernanda Illera. Efeito da manobra de limpeza e massagem nasal na permeabilidade das vias aéreas superiores de crianças com respiração oral. 2021. Dissertação (Mestrado em Saúde da Comunicação Humana) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: As medidas quantitativas como a aeração nasal, o pico do fluxo inspiratório, fluxo e resistência nasal contribuem para o conhecimento da função nasal e da resposta aos efeitos do tratamento abordado. Os instrumentos de avaliação quantitativa na permeabilidade nasal e do estado funcional das vias aéreas superiores mostram a importância de fornecer informações clínicas e diagnósticas em respiradores orais, as quais são de grande interesse para a Fonoaudiologia. O presente estudo teve como objetivo investigar o efeito da manobra de limpeza e massagem nasal na permeabilidade das vias aéreas superiores de crianças com respiração oral. Trata-se de um estudo descritivo analítico, de caráter quantitativo, com 8 pacientes respiradores orais, de 7 a 10 anos, com diagnóstico clínico otorrinolaringológico de respiração oral. A coleta foi realizada no laboratório de Motricidade Orofacial II: funções aerodinâmicas e da fonoarticulação do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Foram distribuídos em três etapas: avaliação inicial, intervenção fonoaudiológica imediata e avaliação final; foi aplicado o questionário “Índice de Identificação dos Sinais e Sintomas da Respiração Oral”, o questionário para qualidade de vida SN-5; a avaliação da aeração nasal, por meio do espelho milimetrado de Altmann da marca Pró-Fono; o pico do fluxo inspiratório nasal utilizando o equipamento In-check- inspiratory flow meter (Clement Clarke, Harlow, Inglaterra) e a rinomanometria anterior ativa através do aparelho Rinomanômetro NR6, após aplicação da técnica de limpeza e massagem nasal foram realizados novamente os exames. Como resultados observaram-se mudanças significativas nos valores das medianas obtidas da quantificação pela aeração nasal, pico do fluxo inspiratório nasal, enquanto que o fluxo e resistência nasal não foram modificados antes e após da limpeza e massagem nasal. Conclui-se que a medida da aeração nasal e o pico do fluxo inspiratório nasal mostrou sensibilidade corroborando a melhora do uso da técnica de limpeza e massagem nasal. Quanto aos parâmetros da função nasal da rinomanometria anterior ativa existem variações fisiológicas da respiração que interferem nas manobras de limpeza e massagem nasal.
Descrição: CASTELLANOS, Merly Fernanda Illera., também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: ILLERA,M.F.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40677
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Merly Fernanda Illera Castellanos.pdf4,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons