Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40670
Compartilhe esta página
Título: | O ensino e a aprendizagem de trigonometria na perspectiva do licenciado em matemática. |
Autor(es): | SANTOS, Ismaelle Marlene dos |
Palavras-chave: | Trigonometria; Aprendizagem; Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) |
Data do documento: | 5-Jun-2015 |
Citação: | SANTOS, Ismaelle Marlene dos. O ensino e a aprendizagem de trigonometria na perspectiva do licenciado em matemática. Caruaru: O Autor, 2015. |
Abstract: | Este trabalho se constitui em uma atividade didática realizada em sala, para avaliar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos em relação aos conhecimentos básicos sobre trigonometria. A atividade elaborada foi aplicada em duas turmas do curso de Matemática-Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Inicialmente, fizemos um breve estudo sobre a história da trigonometria, trazendo pontos relevantes para a importância no processo de ensino e aprendizagem. Em seguida, foi feito uma análise inicial em relação aos métodos da aprendizagem no que diz respeito ao referencial bibliográfico. Depois, ocorreu a aplicação de um teste com conhecimentos básicos de trigonometria, e um questionário, para ter uma noção em relação ao ensino desse assunto. Os resultados foram tanto quantitativo como qualitativo para se obter uma melhor coleta dos dados. A diferença entre as duas turmas foi significativa, visto que a turma do 4º período estudou alguns assuntos sobre trigonometria no curso e os alunos do 1° período do curso de Matemática - Licenciatura estudaram apenas no Ensino Básico. A respeito do questionário, evidenciamos experiências diferentes dos estudantes diante desse conteúdo. Assim, a conclusão do estudo demonstra que o ensino da trigonometria ao ingressar no Ensino Superior mostra uma oportunidade do estudante se aprofundar no conceito de trigonometria e melhorar o desempenho na sua aprendizagem. A realização desta atividade contribuiu significativamente no ensino e na aprendizagem dos estudantes do curso de Matemática-Licenciatura no que diz respeito ao conceito de trigonometria. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40670 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Ismaelle Marlene dos.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons