Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40667
Compartilhe esta página
Título: | O uso da metodologia científica como instrumento de aprendizagem para o ensino de Biologia : uma proposta de ensino por investigação |
Autor(es): | PASSOS, Polyana Kelly Cantilino Nascimento |
Palavras-chave: | Biologia; Atividades de Ensino-Aprendizagem; Métodos Didático-Pedagógicos |
Data do documento: | 28-Jul-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | PASSOS, Polyana Kelly Cantilino Nascimento. O uso da metodologia científica como instrumento de aprendizagem para o ensino de Biologia: uma proposta de ensino por investigação. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020. |
Abstract: | O presente trabalho se propõe a expor e discutir uma sequência didática construída dentro do que se compreende sobre o Ensino por Investigação. O trabalho possibilitou uma pesquisa detalhada sobre o tema Saúde Animal e, a partir dele, foi possível aprofundar, na prática, conteúdos relacionados à microbiologia e aos invertebrados, vivenciados durante as aulas de Biologia e perceber que alguns dos agentes estudados (vírus, bactérias, protozoários, helmintos e artrópodes) também afetam os animais, inclusive aqueles domesticados pelo homem para diversos fins. A sequência didática foi aplicada em uma turma da segunda série do ensino médio com 33 estudantes da Escola Estadual Henrique Dias, situada no município de Garanhuns. O ensino por investigação foi realizado através do método da pesquisa exploratória, por meio do levantamento de dados, norteado pelo tema Saúde Animal. Conceitos e conteúdos-chave do ensino médio, como hospedeiro, patógeno, vetor, parasitismo, entre outros, foram contemplados de forma prática. Os alunos conheceram as principais etapas do método científico a partir do curso de iniciação científica oferecido gratuitamente pela plataforma Apice Febrace, realizaram pesquisas bibliográficas a partir de sites, leitura de artigos e manuais, montaram um plano de pesquisa sobre os temas relacionados à Saúde Animal, realizaram entrevistas aos profissionais especializados (médicos veterinários), apresentaram os resultados na forma de seminários e escreveram um relatório científico descrevendo e explicando os resultados da pesquisa. A participação dos estudantes, assim como a maior parte do trabalho, foi acompanhada de forma presencial e remotamente, através do aplicativo WhatsApp, enquanto as dúvidas sobre formatação, citações e organização dos textos científicos foram atendidas pessoalmente ao final das aulas de Biologia. A avaliação da atividade contemplou três eixos: a) o trabalho em equipe; b) apresentação dos resultados na forma de seminários e c) a produção dos relatórios científicos com os resultados da pesquisa. O detalhamento da proposta, assim como os resultados da experiência, pretende gerar um modelo de sequência didática que poderá ser adotado por professores de Biologia de realidades variadas a um baixo custo. |
Descrição: | PASSOS, Polyana Kelly Cantilino Nascimento também é conhecida em citações bibliográficas por: NASCIMENTO, Polyana Kelly Cantilino. VASCONCELOS FILHO, Simão Dias de, também é conhecida em citações bibliográficas por: VASCONCELOS, Simão Dias de. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40667 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Polyana Kelly Cantilino Nascimento Passos.pdf | 6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons