Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40650

Compartilhe esta página

Título: Estimativa da dose nas lentes dos olhos do médico e do paciente em procedimentos de neurorradiologia intervencionista
Autor(es): RIBEIRO, Lilian Torres Rezende
Palavras-chave: Energia nuclear; Dosimetria; Neurorradiologia intervencionista; Otimização em neurorradiologia
Data do documento: 27-Out-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: RIBEIRO, Lilian Torres Rezende. Estimativa da dose nas lentes dos olhos do médico e do paciente em procedimentos de neurorradiologia intervencionista. 2020. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Imagens médicas utilizando radiações ionizantes permitem o diagnóstico e o tratamento em procedimentos de neurorradiologia intervencionista, que é uma alternativa à intervenção cirúrgica, porém, apesar dos seus benefícios, estes procedimentos geralmente expõem os pacientes e a equipe médica a altas doses de radiação. Este trabalho tem por objetivo o estudo dosimétrico na lente dos olhos em médicos e pacientes que se submeteram a angiografias e embolizações de aneurismas cerebrais, em um grande hospital de referência em Recife, PE, bem como a implantação de protocolos para a redução da dose absorvida pelo paciente e pela equipe médica. Neste estudo, foram avaliados 99 pacientes adultos com o protocolo usual e 8 procedimentos de angiografia para detecção de aneurisma cerebral com o protocolo otimizado. Os procedimentos foram realizados em um angiógrafo Siemens Artis Zee Ceiling, dotado de um detector flat panel. Para estimar a dose na lente dos olhos do paciente e do médico, foram utilizados dosimetros termoluminescentes (TLD-100). Além de avaliar a dose nos olhos, foi estimada a dose efetiva no profissional que realizava o procedimento. Para isto foram utilizados dosímetros de óxido de berílio (BeO) que são do tipo de dosímetro luminescente opticamente estimuláveis (LOE) e estes, foram posicionados na região da tireoide e do tórax dos profissionais. Durante os procedimentos clínicos, foram registrados os parâmetros de irradiação, número de imagens, tempo de exposição, valor do kerma no ar de referência (Ka,r) e do produto kerma ar área (Pka). Os resultados obtidos mostraram que o valor médio de kerma ar medido na região do olho esquerdo dos pacientes foi de 39,22 mGy em angiografia e 97,81 mGy nas embolizações. Com relação aos médicos, os resultados mostraram que o máximo valor de dose equivalente na região dos olhos foi de 138 μSv e que a dose efetiva média em angiografias foi de 3,8 μSv, e de 1,5 μSv para os procedimentos de embolização. Com a otimização dos parâmetros no modo de aquisição DSA, os valores de kerma ar no olho esquerdo do paciente em procedimentos de angiografia cerebral foram reduzidos em 62 %, já em relação aos valores de dose equivalente na região do olho esquerdo obtidos neste estudo mostram que os níveis de exposição recebidos pelo médico principal em angiografias cerebrais após a otimização foram reduzidos em aproximadamente 26 %.
Descrição: RIBEIRO, Lilian Torres Rezende, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: L.T.RIBEIRO
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40650
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Tecnologias Energéticas e Nucleares

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lilian Torres Rezende Ribeiro.pdf2,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons