Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4064
Title: Expectativas de professoras sobre o aluno e as situações de ensino de produção de textos escritos: relações e sentidos
Authors: Maria Ribeiro de Oliveira, Christiane
Keywords: Expectativas;Produção de texto;Interação
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Maria Ribeiro de Oliveira, Christiane; Lucia Ferreira de Figueiredo Barbosa, Maria. Expectativas de professoras sobre o aluno e as situações de ensino de produção de textos escritos: relações e sentidos. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: Esta pesquisa teve por objetivo analisar a relação entre as expectativas das professoras sobre o desempenho do aluno em produção de textos e as concepções e situações de ensino de produção textual dessas docentes. Foram objetivos específicos da pesquisa: identificar e analisar as expectativas das professoras subjacentes no seu discurso; identificar e analisar os tipos de intervenção das professoras nas atividades de produção textual; analisar as interações discursivas entre professoras e alunos. Partimos da perspectiva do sociointeracionismo da atividade de produção de textos escritos, que dá especial ênfase a interação social. Assim, apoiados nessa concepção e considerando a complexidade dos aspectos que envolvem o contexto escolar de produção de textos, assumimos as expectativas como um fenômeno que permeia as relações interpessoais, e que, portanto, também permeiam as interações estabelecidas em sala de aula. Participaram da pesquisa três professoras do 2° ano do 2° ciclo do Ensino Fundamental e seus respectivos alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife. Utilizamos, como procedimentos de coleta, a entrevista semi-estruturada, a observação e a videografia. Para o tratamento dos dados, utilizamos, como procedimentos de análise, a Análise de Conteúdo e a análise microgenética. Os resultados mostraram, dentre outras questões, dois tipos de expectativas elaboradas pelas professoras em relação ao desempenho de seus alunos no final do ano letivo em produção de textos: positivas e negativas. As expectativas positivas se apresentaram de duas formas, nomeadas de expectativas positivas tipo A e expectativas positivas tipo B . Em relação às expectativas negativas, uma das docentes, não apresentou expectativas negativas em relação a nenhum de seus alunos. As expectativas positivas tipo A foram aquelas que a professora acredita que o aluno vai terminar bem em produção de textos, sem dificuldades. Foram consideradas expectativas positivas tipo B quando a professora acredita que o aluno vai terminar melhor, apesar de ainda apresentar dificuldades. E, por fim, encontramos as expectativas negativas , quando a professora acredita que o aluno não vai terminar bem em produção de textos. Os resultados evidenciaram, ainda, uma forte correlação entre as expectativas elaboradas pelas professoras e as concepções e situações de ensino de produção de textos desenvolvidas por estas docentes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4064
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo248_1.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.